A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (16) dois santos com forte devoção popular: Santa Edwiges conhecida como a padroeira pobres e endividados e São Geraldo Magela padroeiro das gestantes, mães e parturientes. Na Arquidiocese de Belém as homenagens são realizadas com festividades nas paróquias dedicadas aos santos nos bairros do Mangueirão e Val-de Cães.
Este ano como parte da programação do Ano do Jubileu da Esperança, na Arquidiocese de Belém todas as paróquias nodia do padroeiro serão lugar de Peregrinação e Indulgência, desta forma as paróquias Santa Edwiges e São Gerado vão realizar confissões e indulgência plenária no dia 16 de outubro.
Santa Edwiges
Santa Edwiges é venerada no bairro do Mangueirão,na paróquia dedicada a Santa, localizada no Conjunto Panorama XXI, Quadra Nove, número 63. A festividade da padroeira tem início nesta quarta (15) com Santa Missa às 19h e segue até o dia 25, com novena às 18h30, missa às 19h, seguida de programação cultural e no domingo (19) será realizado a 35° edição do Círio de Santa Edwiges.
Na quinta-feira (16) Dia de Santa Edwiges a programação começa às 7h, com Santa Missa presidida pelo Padre Sestino, pároco de Santa Edwiges. Às 12h a missa será presidida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém e às 19h, pelo Padre Moisés. Nas três missas haverá a indulgência plenária.
O ápice da festa será no domingo (19) com o 35º Círio de Santa Edwigesque reflete o tema da Festividade: “Com Santa Edwiges, somos peregrinos da Esperança”. A procissão sairá às 7h, da Comunidade Frei Galvão, localizada na Augusto Montenegro; Km 3, Conjunto Parklândia e percorrerá as principais ruas do Conjunto Panorama XXI. Na chegada a igreja Matriz haverá Missa Solene.
Santa Edwiges – Conhecida como a padroeira dos endividados, Santa Edwiges nasceu na Alemanha no Século XII, casou-se com o príncipe da Silésia (Polônia), Henrique I, e com ele construiu diversas igrejas, mosteiros, escolas e hospitais, também interferindo no governo de seu esposo em busca de leis mais justas para o povo. Durante as viagens de seu marido para guerras, Edwiges visitava pobres e quitava suas dívidas, pagava fianças para libertar prisioneiros injustiçados e abrigava algumas famílias em mosteiros construídos por ela. Ao ficar viúva, decidiu entrar para o Mosteiro e tornou-se religiosa. Ficou conhecida como a padroeira dos endividados.
São Geraldo Magela
São Geraldo Magela recebeas homenagens na Paróquia dedicada ao santo no bairro de Val de Cães, localizada no Conjunto Marex, Rua São Paulo, número 246.A festividade tem como tema “O Senhor é justo. Nele está a nossa esperança” e ocorre de 13 a 19 de outubro, com missa às 18h30.
Na quinta-feira (16) Dia do padroeiro, haverá confissão às 9h e 16h, e Santa Missa às 18h30 seguida de Procissão Luminosa pelas ruas dos Conjuntos Marex e Bela Vista. A festividade segue até o dia 19h, com missa às 18h30 e programação cultural a partir do dia 17.
São Geraldo Magela – Considerado o padroeiro das gestantes, mães e parturientes, este santo nasceu no sul da Itália no Século XVIII. Foi alfaiate e sempre sofreu em sua vida muitas humilhações e provações, inclusive para conseguir ser aceito no Seminário. Morreu em fama de santidade com muitos milagres relatados por pessoas que lhe conheceram em vida. É frequentemente invocado pelas grávidas para conseguirem um parto seguro. Muitas histórias contam que, em vida, ele realizou curas milagrosas e intercedeu em favor das mulheres que passavam por dificuldades no parto.
Fonte: Arquidiocese de Belém