A Casa da Juventude Comunidade Católica (Caju) realizará nesta semana a Festividade de São João Paulo II. A programação começa na quinta, dia 30 de outubro, e vai até o domingo, 02 de novembro, e contará com missas, shows, quermesse e uma comemoração especial pelos 10 anos da igreja que tem o santo como padroeiro, inaugurada em 2015 pela Caju no bairro da Pedreira, em Belém.
De acordo com a coordenadora da Festividade, Ednilce Fonseca, a organização buscou fazer uma programação para todos, por isso o evento conta com noites temáticas, como a noite da juventude, que contará com a presença de relíquias de santos jovens, com os recém beatificados Carlo Acutis e PierFrassati, e a noite das famílias.
Outro momento muito esperado da programação é o espetáculo “Noite dos Santos”, uma apresentação artística já conhecida em toda a Arquidiocese de Belém. O espetáculo conta a história de alguns santos da Igreja Católica e inova com um roteiro novo a cada ano, mas sempre integrando contemporaneidade, música, teatro, dança e espiritualidade. Esse momento, em específico, deverá acontecer na Sede da Caju (Av. Almirante Barroso, 883) e os ingressos podem ser adquiridos por meio do site https://www.e-inscricao.com/comunidadecaju/santos.
10 anos de Evangelização
A Igreja de São João Paulo II foi construída pelos jovens da Caju no esforço de campanhas ao longo de 10 anos. E no ano em que comemoram os 10 anos de fundação da igreja e da sua Festividade, o sentimento é de muita gratidão. “Sabemos que tudo o que vivenciamos na nossa igreja nesses 10 anos foram bençãos por intercessão do nosso Padroeiro. A igreja faz parte da história da nossa Evangelização”, comenta a coordenadoraEdnilce.
Um dos maiores incentivadores da construção da igreja foi o fundador da Caju, o Cônego Raul Tavares de Sousa, falecido em 2022. “Não tem como não pensar na nossa igreja e não lembrar do nosso fundador, ele que em seu coração recebeu esse chamado de evangelização e nos motivou a seguimos firme na construção desse templo. Hoje ela é importante não só para a Caju, mas também para todas as pessoas que entram nela e recebem o amor de Deus através da intercessão de São João Paulo II”, afirma a coordenadora da Festividade.
O Padre Raul, como era conhecido, estava presente na inauguração da Igreja em 2015 e entregou nas mãos do então Arcebispo de Belém, D. Alberto Taveira, a relíquia exsanguine (uma gota de sangue) de São João Paulo II, vinda de Roma, que foi depositada no altar da igreja e permanece lá até hoje para veneração dos fiéis.
São João Paulo II e a Caju
São João Paulo II é uma das devoções católicas da Caju.Polonês, KarolWojtyłafoi eleito papa em 1978, quando assumiu o nome de João Paulo II, e seu pontificado foi marcado pela missionariedade e diálogo: fez 104 Viagens Apostólicas pelo mundo, falava 11 línguas, e sempre trabalhou para construir pontes entre as diferentes nações e religiões, em nome do Ecumenismo.
João Paulo II publicou inúmeros documentos e textos apostólicos. Foi ele quem promulgou o Catecismo da Igreja Católica. Também criou a Jornada Mundial da Juventude, foi o precursor da Teologia do Corpo e era reconhecido por sua profunda devoção à Nossa Senhora. Faleceu em Roma, no dia 2 de abril de 2005. Seu pontificado foi o terceiro mais longo da história, depois de São Pedro e de Pio IX. Foi beatificado em 2011, por seu sucessor imediato, Bento XVI, e canonizado pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2014.
Por seu carinho e proximidade com a juventude, a Caju cultivou um apreço especial pelo papa, e a escolha do santo foi impulsionada pelo fundador Pe. Raul Tavares. O Arcebispo Emérito de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, autorizou que usassem nome dele na igreja da comunidade a partir da sua beatificação.
Programação
Dia 30/10 (Quinta) – Noite da Juventude
19h – Missa presidida pelo vice-reitor da Caju, Pe. Paulo João Ribeiro, com a presença das relíquias de São Carlo Acustis e São PierFrassati.
*Após a missa, haverá vendas de comidas e programação cultural com show da Banda VirtudãoDia 31/10 (Sexta) – Noite Mariana e das Famílias
19h – Missa presidida pelo reitor da Caju, Pe. Idamor Mota, e por Pe. Lucivaldo Corrêa, membro compromissado da comunidade.
* Após a missa, haverá vendas de comidas e programação cultural com bingo e show da cantora Brenda Moraes.Dia 01/11 (Sábado) – 10 Anos da Igreja de São João Paulo II
19h – Missa presidida pelo Bispo Emérito de Belém, Dom Alberto Taveira.
* Após a missa, haverá vendas de comidas e programação cultural com show da Banda CAJU e apresentação do vencedor do Prêmio Raul Tavares de Música Católica.Dia 02/11 (Domingo)–Encerramento da Festividade e Espetáculo “Noite dos Santos”
10h – Missa de Encerramento presidida pelo Pe. João Batista, da Comunidade Sementes do Verbo.
– Local: Igreja São João Paulo II
18h – Espetáculo “Noite dos Santos”
– Local: Sede da CAJU – Av. Almirante Barroso, 883 – Marco.
Fonte: Caju



