Evento reunirá representantes da magistratura, advocacia, Ministério Público e especialistas de todo o Brasil para debater os desafios da Família e da Justiça à luz da Doutrina Social da Igreja.

Belém receberá, nos dias 13 e 14 de agosto de 2026, o Congresso Nacional da União Brasileira de Juristas Católicos (UBRAJUC) e o 1º Seminário da União de Juristas Católicos de Belém (UJUCATBEL). Com o tema “Família e Justiça”, o encontro será realizado na Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA) e reunirá magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores, pesquisadores e estudantes de diversas regiões do país.

O congresso contará com a participação do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom JulioEndiAkamine, SAC, que será um dos principais conferencistas do evento. Na noite de abertura, o Arcebispo ministrará a Conferência Magna, intitulada “A Família à luz da Igreja Católica”, abordando a compreensão cristã da família diante dos desafios contemporâneos. Ao final do congresso, Dom Julio também participará da cerimônia oficial de encerramento ao lado das principais lideranças nacionais e internacionais da União dos Juristas Católicos.

Promovido pela União Brasileira de Juristas Católicos (UBRAJUC) em parceria com a União dos Juristas Católicos de Belém (UJUCATBEL), o encontro pretende fortalecer o diálogo entre fé e Direito, promovendo reflexões sobre a defesa da família, da dignidade da pessoa humana, da liberdade religiosa, do direito natural e do compromisso ético dos profissionais da área jurídica.

Durante os dois dias de programação, especialistas de diferentes estados brasileiros conduzirão conferências e mesas temáticas sobre assuntos de grande relevância para o cenário jurídico contemporâneo, incentivando o intercâmbio de experiências e a construção de propostas fundamentadas nos princípios da Doutrina Social da Igreja.

Além do caráter acadêmico, o congresso representa um importante momento de fortalecimento da presença organizada dos juristas católicos na Amazônia, consolidando a atuação da UJUCATBEL na Arquidiocese de Belém e ampliando os espaços de formação e evangelização dos leigos que atuam no sistema de Justiça.

Destaques da programação

13 de agosto (quinta-feira)
17h30: Credenciamento

18h30: Sessão de abertura
• Prof. Dr. Miguel da Costa Carvalho Vidigal – Presidente da UBRAJUC
• Prof. Clovis Malcher Filho – Presidente da UJUCATBEL

19h: Conferência Magna de Abertura “A Família à luz da Igreja Católica”
• Conferencista: Dom JulioEndiAkamine, SAC Arcebispo Metropolitano de Belém

14 de agosto (sexta-feira)
8h: Santa Missa
• Presidência: Dom JulioEndiAkamine, SAC Arcebispo Metropolitano de Belém

9h30: Mesa 1 Mandamentos Protetivos da Família
• Presidente: Prof. Clovis Malcher Filho
• Expositor: Prof. Dr. Gilberto Callado de Oliveira (União dos Juristas Católicos de Santa Catarina)
• Debatedor: Prof. Ms. José Tadeu de Barros Nóbrega (Presidente da UJUCASP)

10h30: Mesa 2 Família, uma instituição natural querida por Deus
• Presidente: Des. Dr. Ricardo Nunes
• Expositor: Mons. Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Júnior
• Debatedor: Prof. Victor Rodrigues

14h30: Mesa 3 O Direito dos Pais à Educação dos Filhos
• Presidente: Prof. Rafael Cannizza
• Expositores: Prof. Maurício Pereira Colonna Romano e Profa. Isabelle Monteiro
• Debatedor: Prof. Ms. Emanuel de Oliveira Costa Junior

16h: Mesa 4 Família e Justiça — O Direito dos Pais à Intimidade do Lar
• Presidente: Prof. Lucas Lobato La Rocca
• Expositores: Profa. Dra. Maria Helena Diniz e Profa. Dra. Fayga Silveira Bittencourt
• Debatedor: Prof. Hugo Albuquerque de Araújo

17h30: Conferência de Encerramento “Família e Direito Natural”
• Presidente: Prof. Dr. Venceslau Tavares
• Conferencista: Prof. Dr. Ricardo Marques Dip (Presidente da União Internacional dos Juristas Católicos)

Cerimônia de Encerramento:

• Dom JulioEndiAkamine, SAC
• Prof. Dr. Miguel da Costa Carvalho Vidigal
• Prof. Clovis Malcher Filho
• Prof. Dr. Ricardo Marques Dip
• Dr. Roberto Gonçalves de Moura (Presidente da IJPA) ou representante

Saiba mais sobre a programação pelo @congressojuristascatolicos

Fonte: Arquidiocese de Belém

Compartilhe essa Notícia

Leia também