A Igreja celebra dia 25 de julho a festividade de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes e dos motoristas. A Arquidiocese de Belém presta sua homenagem ao santo com iniciativa dos devotos, organizados na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, situada no Bairro de Fátima, na rua Antônio Barreto, 2167, esquina com a avenida Duque de Caxias.
A comemoração terá como destaque a tradicional Carreata de São Cristóvão, organizada pelos Amigos de São Cristóvão, em colaboração com taxistas e rodoviários com saída às 18h30. A carreata sairá da igreja e percorrerá ruas de Belém . Os organizadores informam que o trajeto da carreata é o seguinte:
Paróquia Nossa Senhora de Fátima, rua Antônio Barreto, travessa Castelo Branco, avenidas Governador José Malcher, Assis de Vasconcelos, Marechal Hermes, Presidente Vargas, Serzedelo Corrêa, Gentil Bittencourt, travessa Quintino Bocaiuva, avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso, contorno na praça São Cristóvão, avenida Almirante Barroso, avenidas Doutor Freitas, Rômulo Maiorana, travessa LomasValentinas, avenidas João Paulo II, Ceará, travessa Guerra Passos, avenida Cipriano Santos, travessa Francisco Monteiro, ruas Silva Rosado e da Olaria, avenida Tucunduba, encerrando na Comunidade Santo Agostinho.
Tradição
A tradição de homenagear São Cristóvão em Belém teve início em 1913, quando a imagem peregrina do santo foi trazida de Portugal e continua a ser usada durante as procissões até hoje. Inicialmente organizada pela União dos Choferes do Pará, a responsabilidade da celebração foi, posteriormente, assumida pelo Sindicato dos Rodoviários, e atualmente, a organização fica a cargo dos Amigos de São Cristóvão.
O Santo e a devoção
Cristóvão é um nome que significa “aquele que carrega Cristo”, atribuído àquele que é venerado como um dos santos mais populares da tradição cristã.
A história do padroeiro dos viajantes e dos motoristas remonta aos primeiros séculos do Cristianismo. Segundo a tradição, São Cristóvão era um homem de estatura imponente e força sobre-humana, que vivia como um eremita e dedicava sua vida a ajudar os outros.
Certo dia, enquanto buscava um rei poderoso a quem servir, ele encontrou um ermitão que o instruiu a colocar seus talentos a serviço de Deus, servindo os viajantes e transportando-os através de um rio perigoso. Durante uma dessas travessias, ele carregou um menino desconhecido em seus ombros, que se revelou como o próprio Cristo, e desde então, São Cristóvão foi reconhecido como o protetor dos viajantes e um símbolo de auxílio incondicional ao próximo.
Oração a São Cristóvão
Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.
São Cristóvão, rogai por nós. Amém.