Mais de 60 pessoas estão aptas a comunicar-se pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) por iniciativa da Arquidiocese de Belém em parceria com a Faculdade Católica de Belém (Facbel). No último dia 15 de fevereiro, os concluintes do curso reuniram-se no auditório do Instituto Felipe Smaldone para participar da Santa Missa presidida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém, em agradecimento pelo encerramento da formação. A celebração eucarística foi às 14h, seguida de cerimônia de certificação.
Dom Paulo manifestou aos participantes do curso a sua alegria em poder contar com a colaboração desses agentes de pastorais, em sua maioria catequistas, para a evangelização junto à comunidade surda.
Cada concluinte apresentou ao final da Missa uma carta-compromisso que, em geral, apresentava as motivações de cada um em continuar os estudos em Libras, comprometendo-se em atuar na área de tradução em sua paróquia e nos serviços solicitados pela Arquidiocese. “Isso é motivo de muita alegria e dá a certeza de que esta formação há de dar muitos e bons frutos para a missão evangelizadora e inclusiva da Igreja de Belém”, declarou Dom Paulo.
O curso de Libras foi resultado de um projeto apresentado por uma equipe que atua junto à comunidade surda em algumas paróquias de Belém. Contou com o apoio de Dom Paulo, o qual solicitou ao Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, a destinação do Fundo Diocesano de Solidariedade da Campanha da Fraternidade de 2024 para financiar essa iniciativa de formação.
A destinação do recursos propiciou à Arquidiocese de Belém a realização do curso ministrado pela professora e tradutora intérprete de Libras, Lúcia Silva, há 12 anos atuante na Pastoral do Surdo da Arquidiocese e um intérprete em cada local, bem como de outros voluntários acolhidos em dois espaços aos sábados.
Os participantes representam as 8 Regiões Episcopais de Belém realizaram o curso entre o Santuário Santa Rita de Cássia, no período matutino, e o Instituto Felipe Smaldone no horário vespertino. O curso de formação e capacitação em Libras teve duração de 6 meses, iniciado em agosto de 2024 e encerrado em janeiro de 2025.
“Parabéns a toda a equipe organizadora do curso de Libras e aos participantes que perseveraram em sua jornada de estudos! Agradecemos aos nossos bispos e padres que apoiaram e incentivaram esta bonita ação formativa. Por tudo damos graças a Deus! E pedimos à Virgem Mãe, Rainha da Amazônia, que continue a acompanhar nossa ação missionária na Arquidiocese de Belém. E que este belo fruto da CF 2024 seja motivação para frutuosos projetos de vida e esperança em nosso meio”, declarou Ir. Maria Rejiane da Mata Dias, daEquipe organizadora do Curso de Libras.
O CURSO– A iniciativa foi o gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2024, que teve como tema “Fraternidade e Amizade Social”; e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).
Durante a campanha vivida em todas as paróquias da Arquidiocese, foram arrecadados recursos com a coleta da solidariedade, no Domingo de Ramos. Os recursos oriundos desta coleta são destinados ao apoio de projetos sociais da Igreja Católica que sejam relacionados ao tema da campanha da fraternidade e neste ano foi destinado à Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Belém.