A missão é permanente e para levar a mensagem do Reino de Deus adiante, é sempre relevante para um missionário que esteja atualizado sobre as informações que envolvem a vida da Igreja a fim de realizar uma proveitosa jornada junto às comunidades. O Instituto de Pastoral Regional (IPAR) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Norte 2 está promovendo cursos neste mês de julho que podem contribuir para a formação dos leigos. Aproveite a oportunidade. Ainda há tempo hábil para inscrições. São três cursos voltados à formação de lideranças.
“Fé e política – atualização pastoral” é um dos cursos a realizar-se a partir das 8h do dia 22 até à 18h do dia 26 de julho, com o objetivo de contribuir para a formação das lideranças leigas, buscando a articulação entre fé e vida sobre a temática fé e política, incentivando maior participação das lideranças cristãs como batizados, sendo sal e luz na igreja e na sociedade.
A formação é voltada para todas as lideranças comprometidas com a transformação sociopolítica das comunidades, para lideranças de comunidades eclesiais, de movimentos eclesiais e pastorais sociais, assim como para pessoas que assumem responsabilidades em organização e movimentos sociais e também para pessoas que já assumem ou pretendem assumir cargos em instâncias partidárias.
O Papa Francisco afirma que “envolver-se na política é uma obrigação para um cristão” e que, por isso, “devemos implicar-nos na política, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o Bem Comum”.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em diversos de seus documentos, refere-se sobre as exigências éticas para a construção da democracia, responsabilidade e compromisso político dos cristãos leigos/as, motivados pela consciência evangélica da missão eclesial de edificar o Reino de Deus. “A participação consciente e decisiva dos cristãos em movimentos sociais, entidades de classe, partidos políticos, conselhos de políticas públicas e outros, sempre à luz da Doutrina Social da Igreja, constitui-se num inestimável serviço à humanidade e é parte integrante da missão de todo o povo de Deus” (Doc. 105 CNBB).
Outra oportunidade é o curso “Ser missionário(a) hoje na Amazônia”, voltado para agentes de pastoral leigas/os, religiosos, seminaristas, diáconos e padres. Será realizado de 15 de julho, das 15h às 17h, e segue até 27 de julho, encerrando-se às 12h.
O curso tem a finalidade de contribuir para a formação de missionários/as para uma evangelização inculturada na Amazônia, em fidelidade ao projeto de Jesus Cristo e as diretrizes da Igreja. Trata-se de uma ocasião importante de ampliar conhecimentos em tempo em que a cidade de Belém prepara-se para apresentar suas grandes questões, mediante a realização da COP 30, com seus desafios e esperanças, evento internacional que irá trazer à capital do Pará lideranças do mundo inteiro para falar sobre meio ambiente, questões sociais e economicamente sustentáveis.
O conteúdo versará sobre temas como “A Igreja na Amazônia: história e missão”, “Conhecendo sempre mais a Amazônia: seu povo, natureza, desafios, realidade socioambiental, político, religioso e diálogo inter-religioso na Amazonia”, “A missão à luz da palavra de Deus”, “Espiritualidade encarnada (com vivência)” e “Movimentos sociais e de resistência”.
Informações:
A inscrição para os cursos inclui hospedagem e alimentação.
Email: formacaocnbbnorte2@gmail.com
iparcnbbn2@gmail.com
Informações e inscrições: Rai Azevedo (91) 9 8143-5114
SERVIÇO
IPAR (Instituto de Pastoral Regional)
Endereço: Sede CNBB N2 – Trav. Barão do Triunfo, 3151 (entre Almirante Barroso e 25 de setembro) – Marco – Belém – PA.
Expediente: 2ª a 6ª feira – 8h às 12h / 13h às 17h
Fone: (91) 3238-1555
E-mail: iparcnbbn2@gmail.com
Site: www.iparn2.org.br