Laudes abre programação da Quinta

Cabido da Arquidiocese faz oração na Catedral

Cabido Metropolitano | Foto: Pascom Catedral
Cabido Metropolitano | Foto: Pascom Catedral

A programação desta Quinta-feira Santa, 17 de abril, começou às 7h, na Sé Catedral com a oração das Laudes, realizada pelos Cônegos do Cabido da Arquidiocese de Belém. A oração foi transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação.

oração das Laudes é uma das orações mais importantes da Liturgia das Horas, assim como as Vésperas. Antigamente a Liturgia das Horas era reservada a religiosos, no entanto, após o Concílio Vaticano II, ela passou a ser rezada também por diversos leigos. Ela é igual em cada país, fomentando a unidade espiritual da Igreja Católica. “Pois a ti suplico, Senhor, já de manhã ouves a minha voz, bem cedo te invoco e fico esperando.” (Sl 5, 4).

A palavra laudes vem do latim louange e celebra os benefícios de Deus em um novo dia que se levanta. As Laudes correspondem à oração da manhã da Liturgia das Horas. É uma oração composta de um hino, uma leitura e diversos salmos, que nos permitem consagrar a Deus o início do nosso dia. Ainda sem nenhuma preocupação do dia, colocamo-nos entre as mãos do Senhor através dessa oração antiga e completa e agradecemos por todos os Seus benefícios.

As Laudes são a oração da manhã mais rezada no mundo: todas as comunidades e instituições religiosas, os mosteiros e todos os padres costumam rezá-la, respeitando a Regra de São Bento, rezando o ofício das horas.

As Laudes são uma oração magnífica, geralmente rezada em comunidade, mas elas também podem ser rezadas em família ou ainda estando só.

Assista aqui a Oração Laudes – Presidida pelo Cabido Arquidiocesano de Belém – Catedral Metropolitana

Fotos: Luiz Estumano | Pascom Catedral

Compartilhe essa Notícia

Leia também