A Arquidiocese de Belém convida para a Mostra de Corais “Santa Cecília” a realizar-se no dia 21 de novembro, sexta-feira, às 19h, com entrada franca, promovida pela Schola Cantorum,da Catedral. Trata-se de um encontro musical como objetivo divulgar o belo Canto Sacro, congregando corais de diferentes formações e experiências e que tenham inseridas em suas práticas esse gênero musical, tido como pura expressão de louvor a Deus.
O encontro musical foiidealizado no ano 199 pelo cônego José GonçaloVieira, àquela época, o Cura da Catedral Metropolitana de Belém. A Mostra de Corais foi mantida pelos sucessores que vem administrando a Sé Catedral desde então.
A Mostra chega à 26ª edição em 2025, trazendo como temática a Paz: “A GUERRA NUNCA É SANTA, SOMENTE A PAZ É SANTA, PORQUE É DESEJADA POR DEUS!”. O temarefere-se a uma frase dita pelo Papa Leão XIV em seu forte pronunciamento a representantes de diversas religiões que se reuniram no Coliseu de Roma para o “Encontro Internacional pela Paz – as Religiões e as Culturas, em diálogo no dia 28 de outubro de 2025.
Até o momento, está confirmada a participação dos seguintes corais:
- Schola Cantorum da Catedral de Belém
- Coral Desembargador Delival Nobre (TJPA)
- Coro Musical de Belém (Combel).
- Coral do Ministério Público do Estado do Pará
- Madrigal João Bosco Castro
- Coro Angelorum
- Coral Vozes de Cristo Rei
- Madrigal Cantai ao Senhor
- CoralAABB/FENABB Júlia Mousinho
- Madrigal Santo Antônio
Dedicada a Santa Cecília, a Padroeira dos Músicos, a Mostra de Corais tem como anfitriã a Schola Cantorum, realizada sob a orientação do regente Eduardo Nascimento, acompanhada pelo conceituado pianista e organista Paulo José Campos de Melo, assistidos por coordenadores e colaboradores.
Desde a sua criação, a Mostra vem sendo apresentada na “Igreja da Sé”, passando pela Igreja do Carmo (2006 a 2008), em virtude da restauração da Catedral, e no ano de 2018 estendeu- se a Sala Ettore Bosio, do Instituto Estadual Carlos Gomes, haja vista que o evento contava com mais de 22 corais participantes desse momento tão importante para a música coral paraense.
Esperançosos de realizar uma boa apresentação, os organizadores recordam que o Santo Padre crê na oração como uma “grande força reconciliadora” e exorta as comunidades cristãs: “Tenhamos fé de que a oração mude a história dos povos”. Portanto, no caminho desta urgente necessidade nossa igreja convoca todos á reflexão: “O mundo tem sede de paz: precisa de uma verdadeira e sólida era de reconciliação, que ponha fim à opressão, às demonstrações de força e à indiferença à justiça. Chega de guerras, com seu doloroso tributo de morte, destruição e exílio!”
Cecília, Santa padroeira dos músicos
A Mostra de Corais denomina-se “Santa Cecília” por ser dedicada a essa santa, considerada a Padroeira dos Músicos. Sua influência na música sacra é imensa, e sua festa, celebrada em 22 de novembro, é um momento especial para músicos e fiéis ao redor do mundo.
Santa Cecília é considerada a padroeira dos músicos porque, segundo relatos, cantava louvores a Deus mesmo em meio ao sofrimento. Sua conexão com a música se fortaleceu ao longo dos séculos, e sua imagem passou a ser representada com instrumentos musicais, como o órgão.
Fotos: Pascom Catedral










