Premiação Dom Vicente Zico destaca comunicação da Igreja

Valorizando leigos e profissionais que difundem o Reino de Deus

A Arquidiocese de Belém realizou, através da Pastoral Arquidiocesana de Comunicação (Pascom), a cerimônia da premiação da 7ª edição do Prêmio Dom Vicente Zico de Comunicação, inspirado pelo Ano Jubilar no tema central: “Pelos caminhos da fé, comunicando esperança e cuidando da Casa Comum”.

Os vencedores receberam a distinção no dia 6 de setembro durante evento que começou às 17h, restrita a convidados e finalistas no Teatro Gasômetro. O certame destacou a valorização de comunicadores cristãos e iniciativas de evangelização e sustentabilidade.

A premiação foi conduzida pela Pascom Arquidiocesana, contando com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Paulo Andreolli, junto com o padre Leonardo Monteiro, coordenador arquidiocesano da Pascom.

 

A iniciativa do prêmio busca valorizar leigos e profissionais atuantes na comunicação da Igreja, que difundem a mensagem do Evangelho a partir do serviço pastoral nas 109 paróquias e áreas missionárias da Grande Belém.

Na edição deste ano, a premiação contou com o apoio das secretarias de Estado de Cultura (SECULT) e de Comunicação (SECOM), reafirmando o compromisso do Governo do Pará com a valorização cultural, a preservação da memória coletiva e a promoção dos direitos humanos.

 

Novidades da edição 2025

A Arquidiocese apresentou neste ano duas novas categorias como destaques da premiação:

Igreja e sustentabilidade – voltada a pastorais, serviços e movimentos paroquiais que desenvolvem iniciativas que unem evangelização e cuidado ambiental, educação ecológica e justiça social.

Comunicador em Destaque – Testemunho de Vida e Comunicação Cristã – escolhida por júri popular, a partir de oito indicados que representaram cada região episcopal da Arquidiocese. Nesta categoria, mais de 170 mil votos foram registrados, reforçando a relevância da missão evangelizadora por meio da comunicação.

Além dessas categorias, houve seleção das categorias tradicionais: Melhor Fotografia Evangelizadora, Melhor Produção de Vídeo Evangelizador e Melhor Peça de Evangelização.

 

Cuidado com a Casa Comum

O prêmio homenageia a memória do 8º Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico, lembrado como comunicador nato, sempre atento à força da comunicação como instrumento de evangelização e de diálogo com a sociedade.

A 7ª edição do Prêmio acontece em um contexto simbólico: a celebração dos 10 anos da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que reafirma o compromisso da Igreja com o cuidado da Casa Comum.

O evento também insere-se na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a realizar-se em Belém em novembro próximo, e no Ano Jubilar da Esperança, convocado pelo então Papa Francisco, como um tempo de renovação espiritual e missionária.

Fotos: Luiz Estumano / Rede Nazaré

Compartilhe essa Notícia

Leia também