Recém-chegado a Belém do Pará, Dom Julio Endi Akamine concelebrou nesta terça-feira, 20, a Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli, na Residência Episcopal da Arquidiocese de Belém, transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, canal 30). A celebração eucarística integra a grade de programação da TV Nazaré, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Nos ritos iniciais da Missa, Dom Paulo o apresentou aos presentes na Capela da Residência assim como para os telespectadores: “A todos àqueles que estão nos acompanhando também pela televisão (TV Nazaré), pelo rádio (Rádio Nazaré FM – 91.3 Mhz), bem vindos todos! Principalmente, hoje, acolhemos de coração aberto nosso irmão bispo, Dom Julio, nosso Arcebispo Coadjutor da nossa Arquidiocese de Belém, que chegou ontem à noite. Veio ‘de mala e cuia’ para ficar junto conosco, como diz o povo daqui. Seja bem vindo! Rezamos pelo senhor, toda a nossa arquidiocese está em unidade e comunhão, diante deste novo tempo, estamos aqui para evangelizar e ser evangelizados”.
Dentre as intenções para a Santa Missa da 5ª Semana da Páscoa, Dom Paulo recordou que “rezamos também pela memória do amado padre Cleiton Liker”, membro do Clero Arquidiocesano de Belém, falecido na segunda-feira, 19
.
Seguiram-se os ritos da Santa Missa animada pelos membros da Comunidade “Sementes do Verbo”, ocasião em que Dom Julio proclamou o Evangelho, versando como mensagem principal a presença de Cristo como força para os seus discípulos no caminho da missão evangelizadora.
“A mensagem de Deus estes dias nos apresenta a força da evangelização, a força da missão. Os discípulos, embora sejam perseguidos, apedrejados, eles levam à frente a missão recebida por Cristo com a força do Espírito. A vida dos discípulos se apresenta como uma missão nada fácil”, observa Dom Paulo em sua homilia. O contraponto, ou seja, a paz, encontramos no Evangelho, certeza dita pelo próprio Jesus: – Eu vos dou a paz, não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração”, destacou Dom Paulo.