Arquidiocese homenageada na Câmara de Belém

Dia 23, a Arquidiocese de Belém foi homenageada em sessão especial na Câmara Municipal de Belém, pelos 300 anos de criação da Diocese de Belém.

A sessão contou ainda com um debate sobre a  Campanha da Fraternidade 2019 – “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). Estiveram presentes o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, os Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

Dom Alberto agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem, frisando que o papel da Igreja é importante no serviço à sociedade: “agradecemos muito por essa homenagem e por essa sessão solene. E queremos que a nossa vida de igreja possa prestar esse serviço à sociedade, especialmente nesse campo de políticas públicas. O nosso desejo é iluminar, com a força do evangelho e com o testemunho da Igreja, aquilo que se realiza pelo bem do povo”.

Dom Irineu falou da CF 2019, destacando a   importância da participação social na elaboração das políticas públicas: “todo cidadão tem o dever e o direito de estar presente e participar, de colaborar com a elaboração dessas políticas para o bem de toda população e não somente para o bem individual, mas de toda a população", elogiou a iniciativa do debate na Cãmara.

Sacerdotes, vereadores e leigos estiveram na sessão. Maria Eunice Freitas, da Paróquia Imaculada Conceição, localizada na Castanheira, aprovou a homenagem. “É uma coisa muito linda, uma coisa cristã e uma coisa maravilhosa que Jesus nos dá”.

Dom Antônio de Assis Ribeiro frisou que a Igreja observa a dimensão  social e a dignidade humana: “A proclamação do evangelho tem uma dimensão social, aliás, a caridade tem uma dimensão social; sem a transformação social é  ter a fé sem reino de Deus, não foi isso que Jesus fez. A Igreja Católica tem uma profunda responsabilidade social".

A sessão especial foi proposta pelos vereadores Mauro Freitas, presidente da Câmara Municipal de Belém, e Toré Lima.