A Arquidiocese realizou, pela Coordenação Pastoral, o primeiro Simpósio Teológico-Pastoral para leigos é resultado do Sínodo Arquidiocesano e integra a programação de formação do Plano de Pastoral Arquidiocesano, programa de cunho teológico-pastoral que norteia todas as ações evangelizadoras da Igreja de Belém.
O simpósio tem a finalidade de formar e aperfeiçoar os leigos e lideranças das 104 paróquias, voltado para pastorais, movimentos, serviços e Novas Comunidades atuantes na Arquidiocese de Belém.
O simpósio aconteceu em duas etapas, nos dias 2 e 3, no Centro de Cultura e Formação Cristã(CCFC), na rodovia BR 316, Km 6, em Ananindeua. Aberto sábado, 2, as atividades correram das 13h às 18h, e domingo, 3, das 8h às 12h.
Mons. Agostinho Cruz, Vigário Geral e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, afirma que a formação responde ao apelo do Papa Francisco para dinamizar a ação pastoral na Igreja de Belém. “Tendo como base a Exortação Apostólica EvangelliGaudium, temos a missão de levar todas as pessoas ao encontro pessoal com Jesus Cristo, assumindo sua própria história, tornando-se verdadeiros discípulos-missionários nos locais onde servem e nas pastorais onde atuam”, afirma o sacerdote.
A programação
A programação foi à base de conferências cujos temas foram abordados por sacerdotes e uma religiosa da Arquidiocese de Belém.
Pe. Glaudemir Lima abriu a formação como o tema “EvangelliGaudium, olhar para a frente e para o alto”.
“Evangelizadores com Espírito” foi tema para o Pe. Ivan Conceição, seguido pelo prof. Mário que abordou a “EvangelliGaudium, entre os desafios do mundo atual e as tentações dos agentes de pastorais”. A religiosa Ir. Maria Vanderlane encerrou as palestras falando do “Anúncio do Evangelho”.
Mons. Agostinho conclui às 17h35 o primeiro dia do simpósio.
Dimensão social
O simpósio continuou domingo, 3, pela manhã destacando a dimensão social e missionária da Igreja.
A primeira conferência foi do diác. Alexandre Martos falando sobre “A dimensão social da evangelização”.
Padre Francisco Sorentino abordou “A transformação missionária da Igreja“.
Padre Wiremberg José apresentou “Maria, a Mãe da evangelização – A alegria do Evangelho no Círio de Nazaré e suas implicâncias pastorais”, começando às 10h10 a última pregação do simpósio.
O primeiro simpósio para a formação de leigos foi concluído no final da manhã, envolvendo os participantes na Missa encerramento, celebrada às 11h.
Fotos: Luiz Estumano