Com informações agência Ecclesia. O Papa Francisco anunciou recentemente no Vaticano a criação de uma nova arquidiocese para o Japão, denominada Arquidiocese Metropolitana de Osaka-Takamatsu, e nomeou o cardeal D. Thomas Aquino Manyo Maeda como arcebispo metropolita.
“O Santo Padre erigiu a nova Arquidiocese Metropolitana de Osaka-Takamatsu (Japão), mediante a incorporação da Arquidiocese de Osaka e da Diocese de Takamatsu”, pode ler-se numa nota publicada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O Papa nomeou também, como primeiro arcebispo metropolitano da nova arquidiocese, o cardeal D. Thomas Aquino Manyo Maeda, até agora arcebispo da Arquidiocese de Osaka.
A nova arquidiocese passa a ter cerca de 19 milhões de habitantes, sendo que 0.27% são cristãos.
A área territorial de Osaka-Takamatsu é de 33.835 quilômetros quadrados, onde se encontram 105 paróquias, 67 padres diocesanos e 106 sacerdotes religiosos.
A Sala de Imprensa indica que a nova arquidiocese tem ao serviço quatro diáconos permanentes, três seminaristas, 18 religiosos, 592 religiosas.
A arquidiocese dispõe ainda de 118 institutos de educação e 113 institutos de beneficência.
O cardeal D. Thomas Aquino Manyo Maeda nasceu a 3 de março de 1949 em Tsuwasaki, Kami Goto, na arquidiocese de Nagasaki, tendo entrado no Seminário Maior de S. Sulpício, em Fukuoka, após terminar os estudos no liceu.
É Arcebispo Metropolitano de Osaka desde 2014.