Assim na terra como no céu …: A vida fala mais alto

Muitas vezes as pessoas que “são de igreja” – padres, agentes de pastoral, missionários – atraem o ódio e o desprezo do mundo, não porque vivem o Evangelho, mas porque com a própria vida incoerente o esvaziam de conteúdo. Olhando para o comportamento de Jesus logo entendemos a razão disto: “Ele tinha começado a fazer e depois a ensinar”. De fato, o anúncio da palavra sem o testemunho é um escândalo e é passível de crítica. Paulo VI certa vez disse: “A Palavra de Deus é uma das formas da presença de Deus entre nós. Através da comunicação da Palavra passa o pensamento divino, passa o Verbo, o Filho de Deus feito Homem” (1967). Entrar em contato com a Palavra de Jesus é entrar em contato com uma luz que dá sentido a toda a nossa vida. E São Clemente Romano, na sua segunda carta aos coríntios, escreve: “Quando os pagãos escutam da nossa boca os pensamentos de Deus, admiram a sua beleza e grandeza; mas, depois, quando percebem que as nossas obras não correspondem às nossas palavras, então mudam de ideia e começam a blasfemar dizendo que o cristianismo é somente um mito e um engano”. Para não correr esse risco de afastar as pessoas precisamos viver de modo coerente com a Palavra de Deus. Não esqueça a Palavra deste mês: “Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo”(Ez 36, 26).