Estamos na “Semana Santa”! Tempo muito rico de significado espiritual que nos faz mergulhar na imensidão do amor de Deus pela humanidade, manifestado em seu Filho Jesus. Como aproveitar bem este tempo? Participando ativamente de todo o Tríduo Pascal: Última Ceia e Lava-pés – Paixão e morte do Senhor Jesus – Vigília da Ressurreição e Páscoa.
Lendo os Evangelhos encontramos que, certa vez, os apóstolos se aproximaram de Jesus e lhe disseram que “sua mãe e seus irmãos” estavam à sua espera, e Jesus surpreendeu a todos ao responder: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 8,21). São Gregório Magno comenta essa passagem e afirma que podemos ser mães de Jesus: “Devemos saber que quem é irmão e irmã de Jesus pela fé torna-se mãe por obra da Palavra. Se alguém com a sua palavra faz nascer o amor de Deus no coração de um próximo, ele como que o gera para a vida divina, e assim se torna mãe do Senhor”.
A Palavra de Deus gera Cristo nas pessoas, nas comunidades, nas Igrejas. Precisamos entrar em constante comunhão com a Palavra de Deus, sabendo que assim nos colocamos em contato vital com Cristo, e absorvemos a sua vida. Quanto tempo de vida ainda temos? Não sabemos! Vivamos no momento presente a Palavra de Deus com aceleração crescente, a fim de que também nós sejamos, para o mundo e para a glória de Cristo, um Deus em carne.
|
