Assim na terra como no céu …: Cuidado! Abra os olhos!

Já aconteceu em sua vida de alguém chegar até você e dizer: “Cuidado! Abra os olhos!”? Normalmente é uma pessoa amiga – alguém próximo a nós – que vem nos alertar sobre alguma situação na qual nos vê envolvidos sem que percebamos que tal situação pode se tornar um perigo para nós. Diante da advertência nós podemos ou aceitar e acolher a observação ou rejeitar e continuar em frente segundo nosso critério de julgamento.

No Evangelho de João, capítulo 9, versículos 1 a 41, encontramos a passagem na qual “Jesus abre os olhos a um cego”. Seguramente é uma das mais belas páginas do Novo Testamento. Vale a pena dedicar um tempo para lê-la e meditá-la.

Jesus devolve a vista ao cego. Ele começa a enxergar e reconhece que Jesus é “um profeta”, isto é, aquele que fala em nome de Deus, e que faz coisas que só Deus pode fazer. Começou a ver e assim para ele se iniciou uma etapa toda nova na sua vida, completamente diferente da situação anterior quando era cego.

A grande lição é que também a nós Jesus nos abre os olhos para vermos as realidades que valem mais que tudo, aquelas que não passam e que nos garantem a felicidade que tanto buscamos. Mas nós prestamos atenção à Palavra de Deus? Será que não estamos precisando de uma chamada de atenção: “Cuidado! Abra os olhos!”? Neste mês de setembro dediquemos mais tempo para aprofundar nossos conhecimentos e vivência da Palavra de Deus.