Assim na terra como no céu: Luz do alto

Bastam poucas letras e algumas regras gramaticais para se aprender a ler e escrever, mas quem não as conhece fica analfabeto por toda a vida. As poucas frases do Evangelho formam o Cristo em nós. “Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática, é semelhante a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7,24).
 
Os santos compreenderam muito bem a importância da Palavra de Deus. Veja só o que São Gregório Nazianzeno diz: “A palavra de Deus obscurece todos os discursos persuasivos e multiformes do espírito humano, não menos do que o Sol que corre no alto, prevalecendo sobre qualquer outro esplendor”. E Santa Teresa de Lisieux considerava pobres as palavras dos homens diante das palavras de Deus. Daí o seu amor pelo Evangelho: “Se abro um livro escrito por um autor espiritual (mesmo o mais interessante, o mais comovente), sinto logo o coração fechar-se, e leio quase sem compreender… Nesta impotência, a Sagrada Escritura vem em meu auxílio… O Evangelho me absorve durante a oração; nele encontro tudo o que é necessário para a minha pobre alma. Descubro sempre luzes novas, significados desconhecidos e misteriosos”. E Santo Ambrósio confirma: “Que nossa mente permaneça sempre com ele, jamais se afaste de seu templo e nem se separe de sua palavra”.
 
Só colocando em prática a Palavra de Deus podemos viver o estilo de vida do céu. Não esqueça a proposta para este mês: “Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo” (Ez 36, 26).
 
 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também