Aula magna da Faculdade Católica

 
A Faculdade Católica de Belém (Facbel) iniciou as suas atividades acadêmicas no ano de 2017 na quarta-feira, 1, com celebração eucarística e aula inaugural. Ambos os momentos aconteceram nas dependências do Seminário São Pio X, localizado na rodovia BR 316, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, onde funciona a instituição de ensino superior. O Arcebispo Metropolitano de Belém e Grão Chanceler da faculdade, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a celebração que contou com a presença de presbíteros, diáconos, corpo docente e discente.
 
A celebração eucarística em ação de graças aconteceu na matriz da Paróquia São Pio X, presidida por Dom Alberto. Além de parte do clero arquidiocesano, esteve presente o Bispo Emérito da Diocese de Bragança, Dom Luís Ferrando. Em sua homilia, Dom Alberto recordou-se de todo o esforço para que o sonho da faculdade fosse concretizado, e agora, seja uma semente para a Universidade Católica no futuro.
 
 “A faculdade católica tem esse sentido de um grande processo muito bonito que vai se estender pelos próximos anos. Nós temos muitas esperanças e alegrias guardadas dentro do nosso coração. Pedimos ao Espírito que conduza especialmente os seminaristas que estudam agora em nossa faculdade”, apontou o Arcebispo.
O início do ano acadêmico acontece após a realização de dois processos seletivos para leigos o que reforça o caráter da instituição em oferecer os cursos de Filosofia e Teologia para seminaristas que frequentam o Seminário São Pio X e para pessoas interessadas em adquirir conhecimento filosófico e teológico com grau de bacharelado.
Cônego Vladian Alves, Diretor Geral da Faculdade, afirma que o objetivo da Faculdade Católica é oferecer formação em sintonia com a identidade católica, e assim despertar a consciência do discente para a responsabilidade acadêmica que se evidencia diante dos desafios na região amazônica.
 
“Este espaço foi pensado e criado, e agora, implantado, para que seja de fato um local para que muitos dos que aqui vierem, aprofundem ainda mais sua fé, sempre estando presente diante de si e do próprio Cristo, a verdade evangélica. E percebendo-se que, assim, pode ajudar tantos irmãos e irmãs a descobrirem sua missão, sua essência e o significado de sua formação para nossa realidade social. É uma esperança que é nutrida pelo desejo de tantos outros, não somente seminaristas, mas leigos que querem aprofundar a sua fé, mediante o estudo filosófico e teológico”.
 
Aula inaugural
 
Após a missa, o corpo docente e discente dirigiu-se para o auditório Guará, onde houve a aula magna sobre a a bioética na realidade atual, proferida pela Dra. Milena Caldato e o professor Cássio  Caldato, especialistas na temática.
 
A escolha pelo tema não podia ser mais apropriada, segundo o Diretor Geral. “É um tema recente. Nos leva a pensar, partindo do princípio da verdade impressa por Deus em cada pessoa. Então quisemos refletir esse tema, também proposto pelo Papa Francisco, nos chamando a atenção para olhar para toda a criação”, disse padre Vladian.
 
  Histórico

A Faculdade Católica de Belém é um projeto idealizado pelo Cardeal Dom João Orani Tempesta quando era Arcebispo de Belém e do Padre Fabrizio Meroni quando foi Diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã. Nos últimos anos o projeto teve grande avanço no cenário da educação superior. 

 
No dia 24 de junho 2016 foi entregue ao Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, o credenciamento da instituição pelo Ministério da Educação (MEC), publicado no Diário Oficial da União na portaria 521 do dia 21 de junho de 2016.
 
O credenciamento representou oficialmente que a faculdade estava habilitada ao funcionamento com os dois cursos iniciais, sendo o curso superior em Filosofia e Teologia. Com a abertura das inscrições para o vestibular serão ofertadas por ano 400 vagas, sendo 200 vagas para cada um dos cursos. As vagas foram preenchidas no primeiro processo seletivo, aberto para 97 seminaristas que iniciaram sua formação visando o presbitério.
 
No dia 12 de setembro do ano passado, a faculdade foi implantada em solenidade com a presença de diversas autoridades eclesiais, civis, acadêmicas além do clero arquidiocesano, seminaristas, corpo docente e funcionários da mais nova faculdade. Agora, a faculdade caminha para sua devida ampliação com o objetivo de se destacar como referência em formação. O projeto da instituição de ensino superior prevê a abertura para especializações, novos cursos, entre outras atividades, visando torná-la um centro acadêmico e, em seguida, universidade.
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também