Bairro do Telégrafo vai celebrar Mãe do Perpétuo Socorro

O ponto alto será o dia da padroeira, 27de junho, com a unidade das comunidades.

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza este mês a festividade em homenagem à padroeira, animada pelo tema “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, causa da nossa alegria” e pelo lema “Aqui vimos, Mãe querida, consagrar-te o nosso amor!”. A programação, de 18 a 27 de junho, acontecerá na Matriz localizada na rodovia Arthur Bernardes, 459, no bairro do Telégrafo, em Belém.

O ponto alto será o dia da padroeira, 27 de junho,com a unidade das comunidades, pastorais,serviços, movimentos, Grupos de Orações e devotos para, juntos, realizarem atividades participativas, protagonizando a família. A programação cultural será no arraial, de 19 a 23 de junho, das 20h às 23h30.

A festividade é tomada como um momento especial que marca o início de uma jornada de fé e celebração, observam os organizadores da programação. “Nos conduzirá ao coração da festividade deste ano.O design do cartaz é uma homenagem à nossa padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, refletindo nossa eterna gratidão, devoção e um convite a consagrarmos nossas vidas ao seu eterno amor”.

A comunidade mobiliza-se desde o dia 1º de junho, primeiro com a Missa, às 7h, e carreata pelas comunidades paroquiais. Domingo, 2, a animação foi à base do festival de sorvete, das 10h às 16h. E na sexta-feira, 7, a visita do Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro à Fundação Nazaré de Comunicação, culminando com a Missa pela Família Nazaré, a celebração de Ação de Graças semanal da Arquidiocese pela vida dos benfeitores que contribuem com os veículos de comunicação da Igreja de Belém. Essa celebração eucarística foi às 16h, transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão.

Sábado, 8, a manhã foi movimentada com a Corridinha, das 8h às 12h, e pela noite, o Encontro de Casais com Cristo (ECC) promoveu o Jantar da Festividade às 20h. O domingo, 9, foi voltado à ação missionária na área da Matriz, começando pela Missa de envio às 7h, seguido de animação Missionária e formação das equipes, e visitas à comunidade. Uma avaliação precedeu o almoço.

Desde o dia 9, a comunidade está envolvida com a Semana da Juventude que segue até o dia 16. Dia 15, a tarde será destinada a uma espiritualidade, das 15h às 17h. Uma novidade deste ano é que o Tríduo preparatório para a festividade foi substituído pela Novena, a qual se encerra no dia 17, às 19h.

Dia 22, às 16h, a Caminhada da Juventude anima a festividade com um percurso que sai da Comunidade Santa Rita de Cássia e segue pelas passagens Santa Rita, JK, União, Náutica, Santa Cruz, São João, Bom Futuro e São Pedro, avenida Pedro Álvares Cabral, passagens Assunção e das Flores, rua Gonçalves Ferreira, travessa Cel. Luiz Bentes, rua do Una, travessa José Pio, rua Nelson Ribeiro, travessa Djalma Dutra, avenida Pedro Álvares Cabral, rodovia Arthur Bernardes até a Matriz paroquial, onde a Missa da Juventude, às 19h, encerra a programação.

As crianças protagonizam a festa no dia 23, a partir das 7h. Elas concentrar-se para um café da manhã na Comunidade Jesus Misericordioso e saem em procissão às 8h, pela travessa Cel. Luiz Bentes e rod. Arthur Bernardes, rumo à Matriz, onde a Missa às 9h encerra a programação.

PROGRAMAÇÃO
A programação inclui a Missa na Matriz, de 18 a 26 junho, sempre às 19h, com novena (festividade), e alvoradas na Matriz nos dias 24, 25 e 27 às 6h30. Nos dias 4, 11, 18, 25 (terças-feiras), as atividades ficam em horário normal, reservando-se as Novenas Perpétuas – 6h às 21h, e a Santa Missa às 5h30,6h30 e 17h30.

Dia 27, quinta-feira, Dia da Padroeira, haverá Missas Solenes às 6h30, 12h e às 19h, seguindo-se a Procissão Luminosa, às 20h. O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a Missa das 12h, e o encerramento da festividade será às 23h30.

A festividade é presidida pelos padres Cleidivan e Ezequiel, coordenada pelo Conselho Pastoral da Matriz e apoio de coordenadores das Comunidades Jesus Cristo Libertador, Jesus Misericordioso, N. Sra. Aparecida, N. Sra.dos Navegantes, Sagrada Família e Santa Rita de Cássia.

Compartilhe essa Notícia

Leia também