Barco-Hospital Papa Francisco é inaugurado em Belém

Foto: Luiz Estumano.

O Papa Francisco, em mensagem à Arquidiocese de Belém, manifestou sua satisfação porque o barco-hospital que leva seu nome está apto a seguir em missão pelo Baixo Amazonas, no Estado do Pará, capitaneado pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Em meio a extensa programação com Missa e ação social, a embarcação foi inaugurada na capital paraense com ações nos dias 17 e 18, conduzidas pelo Bispo do Óbidos, Dom Bernardo Bahlmann, presidente do Regional Norte 2  da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

O projeto Barco-Navio Hospital Papa Francisco é um ousado empreendimento da Igreja que vai percorrer mil quilômetros do Estado do Pará, oferecendo atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas e 12 municípios, alcançando cerca de 700 mil pessoas.

A programação começou no sábado, às 16h, com cerimônia em um hotel de Belém, ocasião em que diversas personalidades participaram da solenidade. A saudação inicial envolveu os pronunciamentos oficiais da Arquidiocese, da Marinha do Brasil, do Ministério Público do Trabalho e também de outras autoridades civis e governamentais

Após inauguração oficial no sábado, 17, o Barco-Hospital Papa Francisco ofereceu parte de sua capacidade em atendimento médico durante uma Ação Social, realizada no porto Palmeiraço, Cidade Velha, ao longo de todo o domingo, 18. Pela manhã, às 8h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, também na Cidade Velha, houve a Santa Missa em Ação de Graças, presidida por Monsenhor Massimo Catterin, secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil.

ACORDO governamental

Assumindo o mote “Saúde por todo o Pará!”, o governo do Estado do Pará assinou um termo de fomento com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus no dia 19, para oficializar as ações de atendimento médico e odontológico, exames e outros serviços de saúde que serão levados à população ribeirinha pelo Barco Hospital Papa Francisco.

A cerimônia ocorreu na Escadinha do Cais, em Belém, à frente o governador do Estado, Helder Barbalho, e frei Francisco Belotti, presidente nato da Associação Lar São Francisco, e diversas autoridades.

O termo assinado prevê apoio do governo, através da Secretaria de Estado de Saúde, no valor de R$ 397 mil por mês. As ações se iniciarão pelo mapeamento da região para conhecer as principais necessidades das comunidades locais, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde, por meio dos seus agentes, de líderes comunitários e do 9º Centro Regional de Saúde (CRS).

“O governo do Estado assina um convênio com a irmandade São Francisco de Assis, para custeio do Barco Papa Francisco, o que permitirá o seu funcionamento durante o próximo ano. A embarcação, desenhada com essa finalidade, vai cumprir um papel fundamental e, por isso, a importância da parceria do Estado e da Secretaria de Saúde. São cerca de R$ 400 mil reais por mês, que permitirão o pleno funcionamento do barco, que deverá deslocar-se por toda a Calha Norte, oferecendo mais atendimento, atenção à saúde e, sobretudo, melhorando os indicadores de acesso e de qualidade de saúde para as pessoas que vivem nessas áreas tão afastadas e, muitas vezes, abandonadas”, ressaltou o secretário de Saúde do Estado, Alberto Beltrame.
O termo prevê, ainda, que em casos de calamidade, catástrofes, inundações e outras situações emergenciais, o BHPF poderá se deslocar a outras regiões de acordo com a necessidade.

Missa em  Ação de Graças

Uma celebração eucarística de Ação de Graças, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Cidade Velha, precedeu a Ação Social domingo, 18. Ela foi presidida por Monsenhor Massimo Catterin, secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil, e concelebrada por sacerdotes da Arquidiocese de Belém e da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, administradora do Barco Hospital.

A abertura foi realiza por Cônego Roberto Cavalli Júnior, Cura da Sé de Belém. Após a leitura, o presidente da celebração, Mons. Massimo, dirigiu-se à assembleia recordando que aquele domingo era voltado para a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora: “Maria é a via de fé, uma mãe que se fez discípula de Seu Filho”.

Em seguida, Mons. Massimo passou a palavra ao Padre Divã Anísio, Vigário na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Benevides, que abordou o modelo de vida cristã vivido por Maria em sua simplicidade: “onde está a grandiosidade de Maria? Está na simplicidade. O Evangelho de hoje descreve-a como uma jovenzinha simples, aproximadamente 15 anos, que recebe a grande missão de Deus: ser mãe do Seu Filho. O grande mistério da encarnação realizou-se em Maria, na pequena Maria. Pedimos a Deus o dom da graça e as virtudes de Maria. Pedimos a ela que também sejamos capazes de vivenciar dignamente aquilo que Deus nos pede.”

Ao final da celebração, Frei Francisco Belotti, fundador da Associação e Fraternidade, lembrou o conselho do Papa Francisco, a construção do barco, e agradeceu o apoio de Dom Alberto Taveira na missão.

Ação Social  no porto

Ancorado no porto, o barco acolheu a população necessitada para assistência gratuita em clínica médica, pediatria e ginecologia.

Os serviços eram prestados na área interna do barco e na parte externa com estrutura cedida pela Catedral Metropolitana de Belém. Aliado à ação social, houve assistência espiritual, parte do atendimento que a equipe do barco irá promover no Baixo Amazonas.

Na parte externa aconteceram evangelização e vivência fraterna com confissões, visita às famílias da área portuária, Unção dos Enfermos e interatividade com crianças, incluindo teatro, fantoche, animação, dança, pintura, brincadeiras e distribuição de lanche. Frei Joel Souza, responsável pelo barco-hospital, destacou que a promoção da ação social em Belém foi motivo de satisfação e gratidão pela parceria mantida com a Igreja de Belém.

“É uma alegria para nós estar nesta terra tão sagrada da nossa Mãe, Nossa Senhora de Nazaré.  Agradeço a todos os voluntários de Belém, da Catedral, de São Paulo, de todos os Estados e países que estão aqui conosco para fazer esta grande teia do amor”.

A satisfação do Santo Padre com o “Barco Hospital Papa Francisco”

Com informações Vatican News. O Papa Francisco enviou uma mensagem por ocasião da chegada a Belém do navio que leva seu nome, e afirma que promover a vida será a missão primordial do projeto. No texto da mensagem, o Papa afirma que se une a este momento de “alegria e ação de graças a Deus” com “grande satisfação”.

Para Francisco, além de ser um belo gesto concreto em vista do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, o hospital fluvial é acima de tudo “uma resposta ao mandato do Senhor, que continua a enviar seus discípulos a anunciar o Reino de Deus e a curar os doentes”.

Neste sentido, prossegue o Pontífice, “se a Igreja está chamada a ser um ‘hospital de campo’, acolhendo a todos, com esta iniciativa, Ela se apresenta agora também como um ‘hospital sobre as águas’”.

“E do mesmo modo como Jesus, ao aparecer caminhando sobre as águas, acalmou a tempestade e fortaleceu a fé dos discípulos, este barco levará tanto o conforto espiritual como a calmaria para as agitações dos homens e mulheres carentes, abandonados à própria sorte.”

O Papa finaliza a carta agradecendo a Dom Bernardo Bahlmann, Bispo de Óbidos, e aos Franciscanos da Providência, que foram os idealizadores e executores da iniciativa, pedindo orações pelos bons frutos do próximo Sínodo para a Amazônia.