Belém acolhe novos sacerdotes

Foto: Luiz Estumano.

No dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Igreja de Belém acolheu com grande alegria e júbilo os quatro novos sacerdotes ordenados pela imposição das mãos e oração de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, na Sé Catedral, em Belém. A celebração foi concelebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar, parte do Clero Arquidiocesano e contou com a presença de familiares e amigos.

Com grande zelo litúrgico, o rito de ordenação sacerdotal dos novos sacerdotes teve início com a apresentação dos diáconos Devair Nunes Delgado, José Gabriel Cardoso Marruaz, Mateus Ribeiro dos Santos e Richardson Oliveira Santos, seguida da confirmação de suas índoles pelo reitor do Seminário Maior São Pio X, Padre João Paulo Celestino.

Em sua homilia, Dom Alberto comentou a grande alegria em ordenar quatro novos sacerdotes para o serviço da Igreja: “é alegria do nosso Seminário Maior São Pio X, alegria do Seminário Maior Missionário Redemptoris Mater, alegria da Comunidade Mensageiros da Boa Nova, é a riqueza da vida da Igreja que não é uma riqueza de bens, mas de dons, de graça que são aspergidos pelo Senhor por todas as partes”.

Exortando uma palavra de João Paulo II, o Arcebispo destacou sua fala sobre as vocações:“Penso que vocês que me acompanham agora já me viram repetir inúmeras vezes ‘não existe cristão sem vocação’. Vocação é um olhar pessoal que Deus tem sobre cada um e cada uma de nós. Deus tem um olhar pessoal e único, porque ele conhece as fibras mais profundas de nossos ser. Ele dá uma direção à vida de vocês.”

Ao final, direcionou sua fala aos novos sacerdotes: “O Espírito Santo conduzirá silenciosamente para serem bons padres. Que Ele conduza a vida de vocês com o amor à Igreja e ao povo de Deus”.

Após a homilia, o rito seguiu com o propósito dos eleitos, ladainha de todos os santos, a imposição das mãos de Dom Alberto, em seguida do bispo auxiliar e dos presbíteros e prece de ordenação.

Após a prece, os quatro padres receberam das mãos de suas genitoras, a estola sacerdotal e a casula e, de joelhos, tiveram as mãos ungidas por Dom Alberto que as amarrou. As mães participaram do rito desamarrando as mães dos seus filhos e, como consta na tradição, foram as primeiras a receberem as bênçãos dos novos padres.

Por fim, os quatro receberam a patena e o cálice, símbolos do ministério sacerdotal e foram acolhidos pelo arcebispo e o bispo auxiliar com abraço fraterno como sinal alegre. Por uma questão sanitária, os demais sacerdotes não abraçaram os novos sacerdotes, mas, Monsenhor Raimundo Possidônio, em nome do clero, fez um breve discurso de acolhimento aos novos colegas de sacerdócio.

Novos sacerdotes somam à Igreja de Belém

Os novos sacerdotes da Igreja de Belém são um sinal da animação vocacional presente na Arquidiocese mesmo diante de uma pandemia que assolou o mundo todo em 2020. À época das ordenações diaconais, Dom Alberto comentou o trato da Igreja particular de Belém com as vocações:  “em todos os lugares nós temos vocações, temos o chamado de Deus, temos a resposta dos nossos jovens. É realmente algo muito significativo. (…). É uma graça especial que Deus dá a nossa igreja”.

Cada sacerdote tem sua história particular. Devair Nunes Delgado, 42 anos, está a sete anos no Pará e é fruto da Comunidade Mensageiros da Boa, com sede em Vitória, no Espírito Santo. Padre Devair é o primeiro sacerdote da comunidade. Natural de Vigia de Nazaré, nordeste paraense, José Gabriel Marruaz entrou em 2013 para o Seminário Maior São Pio X onde cumpriu todas as etapas de formação. Atualmente está desenvolvendo trabalhos na Paróquia de São Francisco das Ilhas, em Cotijuba.

Do Seminário Redemptoris Mater, Mateus Ribeiro, 34 anos, é natural do município de Sales Oliveira, região de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, Mateus Ribeiro. Ingressou em 2013 no Seminário de Brasília e concluiu estudos em Belém. Richardson Oliveira Santos, o terceiro ordenado diácono este ano da turma, desempenhando funções na Paróquia de Santa Bárbara, no município homônimo. Todos agora aguardam a provisão que destacará onde irão desempenhar suas funções.