Bispos celebram a Missa da Unidade durante a Semana Missionária

Foto: Luiz Estumano.

Em meio à Visita Pastoral Missionária, realizada de 25 a 31 de março, foi celebrada a Santa Missa Jubilar da Unidade, dia 29, na Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio, no Conjunto Satélite. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada por Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispos auxiliares de Belém, além dos sacerdotes da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.

A Santa Missa Jubilar da Unidade foi uma das atividades realizadas durante a última semana do mês de março, em virtude da Semana Missionária ocorrida na Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus, semana de visitas missionárias, palestras sobre a Igreja, reuniões e formações. A Visita Pastoral Missionária é uma iniciativa da Arquidiocese de Belém, coordenadas por Dom Irineu, que faz parte das celebrações jubilares dos 300 anos, com o objetivo de animar as sete regiões episcopais. Segundo o Cônego José Luiz Fernandes, Vigário Episcopal da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus, a Missa da Unidade foi o momento de comunhão com toda a Igreja: “foi o momento em que os três bispos e todos os párocos e paroquianos das 11 paróquias e a área missionária São Clemente puderam estar juntos e celebrar jubilosamente”.

Visitas missionárias

Ao longo da Semana Missionária foram realizadas diversas atividades evangelizadoras, com visitas missionárias às paróquias da região, missas, reuniões e a procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento no dia 28 de março, com a presença de Dom Irineu Roman,  saída da Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio rumo à Igreja Matriz da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Missionária concluiu-se no dia 31 de março, com Santa Missa nas matrizes das paróquias de Santa Edwiges, Arcanjo São Miguel, Coração Eucarístico, Santa Teresinha e Nossa Senhora de Lourdes.

O cônego José Luiz destaca a programação: “Todas as paróquias tiveram atividades durante a semana, os bispos foram incansáveis. Desde o início da semana, na segunda-feira, com a ordenação presbiteral do diácono Humberto Brito, até o encerramento, houve uma significativa participação do povo. Todos os dias pela manhã nas visitas, a presença dos missionários era suficiente, e as casas visitadas satisfatoriamente. Foram dias abençoados, visitas, missas solenes, presença dos padres, momentos de confraternização, encontro do clero, procissão com o Santíssimo Sacramento, confissões, tudo isso é resultado do empenho de todos. Por ser a primeira região que realiza a Semana Missionária, podemos afirmar que tudo foi realizado com muita dignidade”.

Missionariedade da Igreja

Segundo Dom Alberto, a iniciativa está diretamente ligada à missionariedade da Igreja. “A ideia surgiu para dar uma impostação missionária a nossa Arquidiocese a partir da experiência da Assembleia Pastoral e do Plano de Pastoral, tendo em vista a realização do Sínodo Arquidiocesano em 2020. Então, essa presença de bispos e padres e de outros agentes pastorais durante uma semana numa região, com missões de visitas às famílias de tal forma que em uma semana nós visitamos todas as paróquias da Região Coração Eucarístico de Jesus  e, o faremos pouco a pouco,  marca os 300 Anos de criação da Diocese de Belém. A ideia é ir ao encontro cumprindo o mandato de Jesus que quer que a gente vá até os confins da terra  e os confins da terra estão próximos da gente”.

Segundo o cônego José Luiz Fernandes, a missão vai continuar e os ganhos são muitos:  “a missão vai continuar com essa equipe. Aproveitaremos todo o entusiasmo das pessoas e também a boa vontade de cada um. São elas que fizeram o trabalho, que estão pedindo a necessidade de fazer isso. Esse ganho é imenso, é muito grande e o fato é que todas as paróquias estão sendo beneficiada com a realização desse momento celebrativo em nossa região, em vista das comemorações dos 300 Anos da Diocese de Belém”.

Semana Missionária por Região

Nos próximos meses as demais Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém receberão as visitas pastorais missionárias. Em maio, de 14 a 19, a Região Episcopal São João Batista; de 20 a 26, a Região Episcopal Menino Deus; de 27 de maio a 02 de junho, a Região Episcopal São Vicente de Paulo;  de 11 a 16 de junho, a Região Episcopal Santa Cruz; de 24 a 30 de junho, a Região Episcopal Sant’Ana e de 13 a 18 de agosto, a Região Episcopal Santa Maria Goretti.