Brasileiro reconstrói rosto de São Valentim em 3D

 
Com informações da agência Gaudium Press. A memória de São Valentim, mártir, condenado e morto por unir casais no sagrado matrimônio, foi celebrada na terça-feira, 14, nos Estados Unidos e em alguns países europeus. Neste ano, as comemorações terão um motivo ainda mais especial, uma vez que foi divulgada a reconstituição em 3D do rosto do Santo criado por um brasileiro.
 
O professor de computação gráfica de Chapecó, em Santa Catarina, Cícero Moraes, é quem retratou a imagem de São Valentim, a partir do uso de uma técnica de reconstrução facial.
 
O método utilizado  cruza as imagens do crânio do Santo com as informações dos ossos que identificam a ancestralidade de Valentim.
 
Contudo, o verdadeiro fator determinante para a composição deste trabalho deve-se as 250 fotos da relíquia do Patrono do Amor, feitas em Roma pelo pesquisador cearense sobre santos, José Luís Lira.
 
A imagem em três dimensões do rosto de São Valentim também foi encaminhada para análise do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro e, agora, será impressa como um busto branco no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas, São Paulo, para depois passar pelas mãos de uma artista plástica sacra.
 
Dentro de um prazo de dois meses, o trabalho final será apresentado oficialmente no Brasil ou na Itália.
Até o momento, existe a certeza de que a peça será entregue à Igreja de Santa Maria de Cosmedin, em Roma, na qual já está o crânio de São Valentim. As relíquias, junto à face mais coerente possível de como era o Santo em vida, poderão ser apreciadas pelos fiéis. 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também