Cabido Catedral possui nova composição e atribuição

 
Restabelecido há pouco mais de um ano pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, o Cabido Catedral tem se mostrado de grande importância dentro da Arquidiocese de Belém. Em documento oficial, Dom Alberto informou a nova composição do colegiado de presbíteros, seu novo membro, bem como as novas atribuições dadas ao grupo.
 
O Cabido Catedral foi criado por bula de 4 de março de 1719 e reformado em virtude do Rescrito da Sagrada Congração do Concílio de 5 de julho de 1925, de acordo com a legislação eclesiástica de então. Em 11 de outubro de 2015, por meio de decreto, Dom Alberto Taveira Corrêa restabeleceu o Cabido, levando em consideração os 400 anos da fundação de Belém e a comemoração dos 300 da criação da Diocese do Grão Pará.
 
O Cabido é formado por 12 presbíteros, sendo cargos vitalícios e efetivos. Por motivo de morte, ou outro que impeça algum dos membros de exercer suas atividades, um novo membro deve ser eleito e nomeado pelo colegiado, com aprovação do Arcebispo. Dessa forma procedeu-se após o falecimento do Cônego Jaime Sidônio, em outubro passado, até então seu presidente.
 
Na provisão do dia 25 de dezembro passado, o Arcebispo designou a nova composição dos cargos, estabelecidos a partir do dia 1º deste mês, da seguinte forma: presidente: Cônego Ronaldo Menezes; vice-presidente: Cônego José Gonçalo Vieira; secretário: Cônego Vladian Silva Alves; penitenciário: Cônego Djalma Lopes da Costa; arquivista: Cônego Joel Lopes de Oliveira. 
 
“Embora o Cabido esteja hoje mais associado ao culto solene na Igreja Catedral, esta sua função já o justifica fundamentalmente, além de que os seus membros devem corresponder ao que a Santa Igreja deles espera no pleno exercício do seu ministério sacerdotal. Então, a presidência do Cabido não deve ser vista como uma honra, senão como serviço exemplar no presbitério em perfeita sintonia com o Arcebispo, com as diretrizes da Igreja e o bom desempenho de suas funções . O presidente do Cabido deve, assim, assegurar que as necessidades da Igreja, na sua competência, serão satisfeitas, para o bem de toda a comunidade dos fiéis. O cabido não é um colegiado decorativo, mas de profundo significado pastoral para a Arquidiocese”, explicou o cônego Ronaldo Menezes.
A provisão também informa que o Cônego José Luís Fernandes será o novo membro. Cônego José Luís, indicado pelo próprio Arcebispo, foi aceito  unanimimente por todos os membros do Cabido. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava. Confio na decisão de Dom Alberto e de todo o colegiado. Quero estar preparado e em estado de espírito para que possa contribuir ao máximo com o Cabido”, disse o novo membro, cuja posse será divulgada a seu tempo.
 
Compõem ainda o Cabido Catedral os cônegos Antônio Beltrão Ribeiro Filho,  Cláudio de Sousa Barradas, Cristóvão Santos Freitas, Jayme de Moura Pereira, Sebastião Fialho de Freitas, Sílvio da Silva e Raul Tavares (Emérito).
 
Colégio de presbíteros 

O Cabido Catedral é um colégio de presbíteros, ao qual compete realizar as funções litúrgicas mais solenes, na mesma Catedral. Ainda de acordo com a provisão, desde o dia 1º de janeiro de 2017, o Cabido fica responsável por todos os projetos de construções de templos, centros catequéticos ou comunitários, que a partir daí deverão ser encaminhados para análise e devida aprovação.
 
“As nossas Igrejas não são simples construções, galpões, ou prédios que podem servir a qualquer objetivo. São templos a serviço de Deus. E os seus anexos, como os centros pastorais, ou catequéticos, não são prédios alheios à função do próprio templo. Os templos precisam obedecer a normas específicas que sirvam ao culto, inclusive estéticas. O Cabido irá ajudar as paróquias em suas construções novas, como uma ferramenta de apoio, não para substituir as equipes de trabalhos das paróquias. Esse procedimento não alterará o cronograma de trabalho das construções paroquiais. Acredito, ajudará em muito na celeridade dos projetos”, destacou seu presidente, cônego Ronaldo Menezes.

 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também