Campanha para restauração da Capela

Foto: Luiz Estumano

 

A manhã do dia 19, reuniu diversas pessoas no interior da Capela São Francisco da Penitência, igreja da Arquidiocese de Belém situada no complexo do Hospital da Ordem Terceira, preocupadas com aquela edificação sacra, ameaçada por muitas avarias que podem prejudicar a conservação do rico acervo religioso do templo católico.

Tratava-se do lançamento da “Campanha de Reforma e Restauração do telhado da Capela São Francisco da Penitência”, realizada pela Arquidiocese de Belém.

A abertura da campanha às 9h contou com Missa presidida pelo cônego Ronaldo de Sousa Menezes, coordenador do Patrimônio Histórico da Arquidiocese de Belém. 

A capela funciona anexa ao prédio do Hospital da Ordem Terceira, na rua Santo Antônio, esquina com a Frei Gil, na Praça Dom Macedo Costa, na região central da cidade de Belém do Pará.

A campanha será realizada até o dia 19 de setembro e visa promover ações de sensibilização da sociedade em geral para arrecadação de recursos financeiros para o restauro e reforma do telhado do templo, a parte mais crítica.

“Dada a necessidade do restauro da edificação, se faz necessário a realização de campanhas para promoção da preservação e resgate deste bem histórico”, ressalta a Arquidiocese de Belém.

A obra de restauro terá o acompanhamento e orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), instituição que indica urgência no restauro do telhado para evitar as infiltrações causadas pelas constantes chuvas da região prejudiquem ainda mais as paredes e o forro, causando danos irreversíveis em pinturas e acervo sacro”, pondera, mais uma vez, a Arquidiocese de Belém.

Lançamento

O lançamento da campanha contou com a presença de representantes do IPHAN, historiadores, arquitetos e público em geral.

Após a Missa, cônego Ronaldo falou para os presentes de que maneira se dará a campanha e dos mecanismos adotados para a captação das doações para a obra de restauro da capela.

A campanha receberá doações de pessoas e instituições possam contribuir por meio de doações. A arrecadação detodo recurso recebido será administrado pelas Obras Sociais da Arquidiocese de Belém, sendo inteiramente revertido para o custeios obras de recuperação do telhado da capela, etapa inicial do trabalho.

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também