Capela de Lourdes realiza jornada inaciana

A comissão do centenário das comemorações dos Jesuítas no Estado do Pará e dos cem anos da Capela de Nossa Senhora de Lourdes programou para quarta-feira, 4, a 1º Jornada Inaciana, cujo tema “Trajetórias dos Jesuítas no início do século XX no Pará”. O evento faz parte da programação que acontece ao longo deste ano em comemoração ao centenário. A Jornada, com entrada franca, será das 19h às 21h, no salão São Francisco Xavier, localizado na Avenida Governador José Malcher, 1169, Bairro de Nazaré, e está voltada não só para  aos fiéis frequentadores da capela, mas também para todos os interessados em conhecer a trajetória dos Jesuítas no Pará, ou aprofundar-se no estudo da contribuição jesuítica no processo de evangelização e no contexto histórico da sua presença em terras paraenses. “A história dos Jesuítas se confunde com a história do Pará e com a história do Brasil, não tem como separar, pelo trabalho que eles desenvolveram e estão desenvolvendo até hoje, principalmente, na área da formação, da catequese e na área da espiritualidade, onde temos uma das maiores obras de Santo Inácio, fundador da Companhia, que são os exercícios espirituais. É uma forma de tomar conhecimento dessa riqueza que é a espiritualidade inaciana”, destacou o coordenador geral da comissão do centenário, Célio Lima.

A Jornada terá como facilitadores os padres jesuítas Ilário Govoni e Adelson Araújo, este de Belo Horizonte (MG).
A programação festiva começou em 11 de fevereiro, data em que se comemora Nossa Senhora de Lourdes e o dia em que a capela completou 100 anos de fundação. Entre as atividades programadas para este ano, que seguem até 10 de fevereiro de 2018,  destacam-se ciclo de palestras, cine fórum, atividades religiosas, retiros espirituais, procissões e missões.