A ação “Semeando Direitos, Cultivando Sonhos”, é fruto do Projeto
Içá-Ação e Proteção, que é desenvolvido pela Cáritas Belém desde 2018, que tem por objetivo o enfrentamento à violência sexual contra crianças e e adolescentes. A Ação, que aconteceu no sábado, dia 18, das 8h30 às 13h na Praça Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, reuniu vários atores da sociedade civil em seus processos de planejamento e execução. Contou com uma programação que agregou atividades com a perspectiva da prevenção à violência contra crianças e adolescentes por meio da promoção dos seus direitos, valorizando o seu protagonismo através da arte, da cultura, da educação, da saúde e do lazer. Cerca de 400 pessoas participaram da programação.
Foi uma ação de mobilização social e objetivou também sensibilizar a comunidade local para importância do cuidado e da defesa dos meninos e meninas, observando seu estado peculiar de desenvolvimento, fortalecendo a rede de proteção de crianças e adolescentes, dialogando com pais, responsáveis, cuidadores, lideranças comunitárias, entre outros.
A ação foi realizada por meio de atividades lúdicas (desenhos, pintura facial, amarelinha, pula-pula, brincadeiras com bambolê, cabo de guerra, entre outras atividades lúdicas, além de orientações sobre saúde bucal para crianças e, outras programações como Blitz informativa Conhecer para Proteger e Cuidar, exposição das instituições partícipes da ação, apresentação do Grupo de Produção do Projeto Içá.
A realização da ação foi possível graças ao financiamento da Cáritas Alemã e Cooperação alemã, por meio do Projeto Içá, dos parceiros diretamente envolvidos, com destaque para Pastoral da Criança, Associação Filantrólpica Icuí Solidário (Afis) e Infância e Adolescência Missionária (IAM), além de doações de benfeitores que contribuíram de diversas formas (recursos humanos e financeiros).
(Texto e fotos Cáritas Belém)