Cáritas Belém realiza entrega de cestas básicas e kits de higiene pessoal a comunidades paroquiais

Foto: Luiz Estumano.

Informações da TV Nazaré/Portal Nazaré – A Cáritas da Arquidiocese de Belém fez, no dia 20 de junho, a entrega de 600 cestas básicas e 390 kits de higiene pessoal. A ação é resultado da realização de campanhas de arrecadação em parceria com entidades e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

Cerca de 30 paróquias da Arquidiocese de Belém foram contempladas pcom 20 cestas básicas e 13 kits de higiene cada uma. O diácono Raimundo Nonato Santos explica que a ação já vem sendo realizada desde o início da pandemia e esta última contou com a parceria da REPAM: “em torno de 390 dessas cestas 600 é uma doação da REPAM (Rede Eclesial Pan Amazônica) a partir de um projeto que encaminhamos mediante a Arquidiocese ter nos repassado esse valor e é uma forma de está assistindo essas famílias que estão em período de isolamento”.

A Cáritas Belém é um organismo com o apostolado da caridade que atua há anos dando assistência aos mais necessitados, entretanto durante este período de pandemia do novo corona vírus (COVID-19) ela está contando com o apoio de vários setores da sociedade. A entrega contou com a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que fez um momento de oração e concedeu a bênção.

“A Cáritas é o braço da caridade da nossa arquidiocese, então ela realiza a caridade em nome da Igreja ao mesmo tempo ela motiva as pessoas para viverem na caridade. É o apostolado da Cáritas. Não é só distribuir cestas básicas ou kits de higiene não. Ela forma as pessoas para caridade isso através dos núcleos da cáritas nas paróquias. Nós queremos chegar a todas as paróquias com o núcleo da cáritas, esse braço da caridade organizada. E é claro nesses tempos tão sofridos de pandemia a Arquidiocese quis dar a sua resposta e aqui nós encontramos através da Cáritas: a resposta da cáritas, do Regional Norte 2; a reposta da REPAM Eclesial Pan Americana; a presença direta do Papa que nos mandou um donativo pessoal de 10 mil reais”, destaca o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Para ele, a participação de contribuição de várias pessoas e organismos da sociedade é de extrema importância para estas ações em especial neste momento. “Na semana passada nós recebemos a notícia de que o Papa está mandando para a Arquidiocese de Belém um respirador e ele mandou para várias dioceses e nós vamos encaminhar esse respirador para o Hospital da Divina Providência, em Marituba. Então do ponto que nós temos possibilidade a Igreja está fazendo a experiência da solidariedade, da caridade e isso motiva muitas outras pessoas, porque nós temos muitas instituições que se agregam a nós e que querem ajudar, que querem colaborar, que querem também ser solidárias. Então para nós isso é muitíssimo importante saber que as pessoas estão se agregando e que a pártica da caridade se espalha e influencia em toda a sociedade”, conclui o Arcebispo de Belém.

A participação e contribuição de várias pessoas e organismos da sociedade é de extrema importância para estas ações neste momento

O diácono Raimundo Santos ressalta que neste momento de pandemia em que se encontra o Estado do Pará e o Brasil, a Cáritas está contando com o apoio e auxílio da sociedade o que vem possibilitando a entidade atender várias famílias que devido à pandemia estão em condições financeiras desfavoráveis.  “Este olhar da Igreja relacionado ao mais necessitado nós vemos que está atingindo a sociedade como um todo, sendo solidário com a necessidade do seu próximo e nós temos assim conseguido a adesão de muitos setores da sociedade. Nós temos a rede solidária da Pan Amazônica, nós temos outros grupos empresariais também mas sobretudo a sociedade como um todo, que mesmo as vezes nesse momento de dificuldade, mas estão sempre atentos a esse olhar e partilhando também com o irmão mais necessitado”.

“O primeiro momento já com esse olhar da Igreja a partir da necessidade do nosso irmão, das nossas famílias, além daquelas que já são assistidas através dos projetos das pastorais sociais também temos essas outras famílias que vivem da economia informal e a partir desta pandemia se tornaram também de forma isolada sem ter o seu sustento, ou seja, em condição financeira desfavorável. E nós temos feito ações, algumas delas buscando a doação através da própria paróquia. Buscar a paróquia mais próxima, fazer a sua doação para contribuir. E a outra entrega foi a partir dessa concentração desse projeto lá na paróquia de Santa Cruz. E assim nós vamos viabilizando um pouco de assistência as famílias necessitadas”, detalha o diácono.

As doações foram entregues aos representantes das paróquias de Belém e serão destinadas para as famílias que estão sendo economicamente afetadas pela pandemia.

O casal Luci e Mauro Lima, representantes da paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, no distrito de Icoaraci, receberam as cestas básicas e os kits de higiene e explicaram como funciona a entrega para as famílias.“Lá na Igreja nós temos os nossos assistidos, famílias que são assistidas, elas são inscritas. São 250 famílias que todo ano no final do ano a gente faz a doação dessas cestas básicas e essas cestas que agora vamos receber já são destinadas as essas famílias mais carentes. A gente trabalha muito com a comunidade, com as pastorais das nossas igrejas, onde a gente também faz essa divisão das cestas. Entra em contato, eles nos informam as famílias que estão bem necessitadas e a gente tenta suprir essa necessidade. Partilhar o pão que é esse o nosso intuito, ajudar aquelas que mais precisam, na verdade.  Com a graça de Deus nesse tempo de pandemia nós conseguimos ajudar algumas famílias que estavam precisando. Esse foi o intuito então assim sempre estávamos recebendo doações de cestas estávamos levando para essas famílias que estavam precisando”, finaliza o casal.