Casa da Juventude lança o álbum “No Altar da Alegria”

Foto: Luiz Estumano.

No último dia 24 de julho, a Comunidade Católica Casa da Juventude (CAJU) lançou álbum nas plataformas digitais atendendo a necessidade da comunidade católica pela rara produção de músicas litúrgicas. O álbum “No Altar da Alegria” é o terceiro trabalho gravado pela comunidade, possibilitando que tantas pessoas sejam alcançadas e evangelizadas através da música.

A coletânea “No ritmo de Jesus”, que reunia artistas católicos do Brasil inteiro e a CAJU contou com quatro canções, foi primeiro trabalho de legado musical da comunidade, lançado em 1995. Em 2000, com o CD “Reencontrar”, o primeiro de sua autoria, reuniu 13 músicas que marcaram a história da comunidade.

O desejo da CAJU em realizar um novo trabalho já vinha de vários anos, esbarrando com as dificuldades de custear estúdio de gravação. Quando em 2017 conseguiu iniciar seu trabalho de gravações, ainda lento e concluído em 2020, em meio à Pandemia. Oportunidade que também chegou em tempo digital, sem mais a necessidade de um trabalho físico e com a possibilidade de um alcance ainda maior.

Esse terceiro trabalho reúne músicas litúrgicas que tiveram como projeto inicial a folha de cantos da missa, atendendo às recomendações do Missal Romano da Igreja Católica, com músicas autorais de compositores da comunidade e também de poemas de santos, como “Adoro te devote” de São Tomás de Aquino. O trabalho tem o propósito de contribuir com as celebrações da Igreja Católica e adentrar na espiritualidade do povo de Deus.

O médico e atual vice-coordenador da Comunidade Casa da Juventude, Fernando Santos, 39 anos, um dos idealizadores do Álbum “No Altar da Alegria” comenta que o novo álbum é um marco importante na história da comunidade:

“Reflete a inspiração de Deus em nossos irmãos por meio da oração, serviço e vida comunitária. Cada música desse álbum reflete o toque de Deus na vida de alguém e na vida da comunidade. Queremos que o Senhor toque mais corações por meio dessas músicas. Vamos levar ao mundo a alegria da ressurreição.”

Para Vivianne Santos, 39 anos, membro da comunidade, uma das pessoas que viveu desde a fase de pré- lançamento do álbum, conta que o trabalho reflete a Eucaristia presente na espiritualidade da comunidade:

“Celebrar com grande zelo, dignidade, amor e alegria cada missa é uma característica muito forte para nossa comunidade. Esse álbum tocou muito o meu coração. Quando ouvimos cada música dá vontade de ir para a Missa encontrar com o Ressuscitado, nossa Alegria que se dá no altar”, destaca.

O álbum “No Altar da Alegria” está disponível para ser ouvido, baixado, curtido e compartilhado nas plataformas de streaming Spotify, Deezer, Apple Music e Google Music. Também disponível à Igreja para uso em celebrações, através de seus músicos e ministérios de música.