A Pastoral Catequética da Região Episcopal São Vicente de Paulo promove no período de 10 a 12 o retiro espiritual querigmático dos catequistas. O evento tem como tema “Fazei tudo o que ele vos disser!” e objetiva renovar a experiência e a vivência dos catequistas das 15 paróquias pertencentes àquela região episcopal. O retiro acontece no Seminário Mãe da Divina Providência, localizado na rodovia BR-316, s/n, bairro Luís Gonzaga, em Benevides.
Cerca de 120 catequistas devem participar da 6ª edição do evento que dá início à proposta de Catequese – iniciação à vida cristã nas paróquias. O retiro conta com a participação de vários pregadores, sendo um para cada momento de vivência e experiência com catequistas, tendo Maria como exemplo de evangelização. O momento de espiritualidade busca força através do Espírito Santo para um novo ardor para o início da missão dos catequistas para o ano que inicia.
Entre os pregadores está Padre Antônio Luiz Farias, coordenador Arquidiocesano de Catequese, reitor do Seminário dos Providentinos, que ressalta a importância da realização do retiro dos catequistas. “É um tempo de graça na vida daqueles que o vivem e sabendo da sua importância, ao mesmo tempo da importância do ministério do catequista, a gente acredita que o retiro proporciona esse reavivamento espiritual, proporciona ao mesmo tempo esse tempo maior de meditação, de oração, na vida daquele que exerce um ministério tão importante na vida da Igreja", disse.
Segundo ele, o retiro proporciona frutos para a Igreja. "A nossa expectativa é que a partir de cada retiro que está sendo proporcionado aos catequistas, eles possam cada vez mais dar frutos na vida da Igreja, e para o novo processo de iniciação a vida cristã que nós estamos aos poucos implantado, de fato, nós precisamos de catequistas espirituais, de catequistas testemunhas do Evangelho, que evangelizem, que catequizam a partir do seu testemunho, da sua experiência de fé, da sua experiência de oração. O retiro, ele aumenta, ele proporciona muito mais esse tempo de oração, de intimidade com Deus, de reflexão da palavra e, assim, o catequista consegue ver os frutos na paróquia a partir da experiência que ele teve, sobretudo, no tempo do retiro”.
Participam como pregadores: Vigário Episcopal, Cônego Sílvio Trindade, Padre Evandro Favacho, Jefferson Alencar Missionário, Diácono Damião e Diácono Ventura.
Para a catequista da Paróquia Cristo Peregrino, Jackeline Barros, coordenadora da pastoral da catequese da Região São Vicente de Paulo, o retiro é um momento de aprendizado que é posto em prática durante as catequeses com as crianças, jovens, adolescentes e adultos. “Nós precisamos ter esse momento de oração, precisamos ter formações. Então, o nosso retiro, como é um retiro anual, ele é uma espécie de retiro espiritual aonde a gente vai se reabastecer do Espírito Santo, pra que a gente possa passar o ano todo com essa graça e levar a mensagem e missão durante o ano todo”, afirmou.
Na sexta-feira, 10, acontece a abertura do retiro às 20h. Na ocasião, padre Antônio Luiz Farias, receberá os catequistas e fará a primeira pregação. No segundo dia haverá missa pela manhã e em seguida programação com os catequistas que serão auxiliados pelos pregadores. No encerramento do retiro, 12, será presidido missa pela manhã pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman.
|
Serviço
Ao longo do ano as demais Regiões Episcopais realizam retiros da Pastoral dos Catequistas, sendo que as próximas regiões a realizarem são: Coração Eucarístico de Jesus, São João Batista e Santa Maria Goretti, programação de 31 de março a 2 de abril. |
Catequistas da Região São Vicente de Paulo em retiro
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Seis recomendações da Igreja para viver o Advento
4 de dezembro de 2024
Produção de hóstias de detentos do sul da Itália é dedicada a Carlo Acutis
4 de dezembro de 2024
Poetas estão reunidos para celebrar os 800 anos do “Cântico das Criaturas”
4 de dezembro de 2024