Catequistas participam de retiro espiritual

 
A Coordenação Arquidiocesana de Catequese realiza de 31 de março a 2 de abril o retiro espiritual para os catequistas das regiões episcopais São João Batista e Coração Eucarístico de Jesus, com o tema “Faça tudo o que Ele vos disser”. A programação acontece no Centro de Espiritualidade da Arquidiocese de Belém, Monte Tabor, localizado no Distrito de Icoaraci.
 
Espera-se o comparecimento  de mais de cem catequistas, que poderão desfrutar de momentos de pregação, oração, missas, confissões e efusão do Espírito Santo. O vigário episcopal da Região São João Batista, pe. Agostinho Cruz, presidirá Missa, sexta-feira, 31, às 18h. No sábado, 1°, a celebração eucarística será presidida pelo vigário da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus, cônego José Luiz Alves Fernandes, às 12h. No domingo, dia do encerramento do retiro, a missa será presidida pelo coordenador arquidiocesano de catequese, Padre Antônio Farias, às 12h.
 
O primeiro retiro destinado aos catequistas das duas regiões episcopais foi o início do itinerário catequético, que marca o processo de iniciação à Vida Cristã. Acontecerá o mesmo  com as demais regiões episcopais da Arquidiocese. O itinerário catequético contempla retiros, formações, conversão e encontros e terá a duração de aproximadamente um ano. Ao final do itinerário, previsto para abril de 2018, haverá Missa de envio ao ministério dos catequistas.
 
 “O retiro é o momento de cuidarmos da nossa espiritualidade, de nossa intimidade com o Senhor, de nossa formação e de priorizarmos nossa vida espiritual. A partir deste ano iniciamos nosso itinerário, o caminho de experiência com Deus a partir do retiro”, destacou a catequista Plácida Piteira, da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus. 
 
Para o Padre Antônio Farias, que está há quatro anos como coordenador arquidiocesano de catequese, o retiro espiritual é importante: “Temos crescido nessa consciência de que o retiro espiritual é fundamental e imprescindivel para a revisão de vida daqueles que são chamados ao ministério de catequistas. Como nós sabemos, os catequistas são as primeiras testemunhas, aqueles que procuram anunciar Jesus Cristo através de seu testemunho de vida. O retiro proporciona de fato esse momento favorável de encontro, de experiência com Deus, de reavivamento da fé, assim como fazer iniciação à Vida Cristã. Daí a necessidade do itinerário para esses catequistas”.
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também