Celebração abre ano letivo da Faculdade Católica de Belém

 
Na quarta-feira, 1º, a Faculdade Católica de Belém, credenciada e devidamente implantada, abre seu ano acadêmico de 2017 com celebração eucarística na matriz da Paróquia de São Pio X,  situada nas imediações do centro acadêmico, presidida pelo Arcebispo Metropolitano e Grão Chanceler da Faculdade, Dom Alberto Taveira Corrêa . A seguir aula inaugural, sobre os principais desafios da bioética no país.
 
O começo do ano acadêmico representa mais uma etapa para a Faculdade Católica de Belém. O fato acontece após a realização de dois processos seletivos para leigos, o que reforça o caráter da instituição em oferecer os cursos de Filosofia e Teologia para seminaristas do Seminário São Pio X e para leigos.
 
“O início do ano acadêmico nos dá imensa esperança na consolidação da nossa faculdade como espaço de aprofundamento no conhecimento em seus diversos âmbitos, iluminado pela fé através da formação filosófica e teológica. O fato de ser uma faculdade se enriquece com a presença não só dos que se preparam para o sacerdócio ou a vida religiosa, mas com tantos que desejam uma graduação em Filosofia e Teologia, para se tornarem agentes de mudança e presença positiva nos diversos âmbitos da sociedade. Haverá com isso maior enriquecimento pela partilha de experiências e conhecimento”, afirmou o diretor geral da Faculdade, Cônego Vladian Alves.
 
Para ele, o objetivo é que a formação oferecida através de uma faculdade de identidade católica leve a consciência da responsabilidade que temos diante dos desafios que se impõem na região amazônica: “Desejamos oferecer o contato com a verdade evangélica, para que nos âmbitos da educação, cultura, política, arte, muitos se empenhem na construção do bem em todos os níveis para todos, no cuidado com toda a criação”.
 
 
 
Concretização de um sonho 
 
A Faculdade Católica de Belém representa a concretização de um sonho acalentado por diversas pessoas, desde que foi idealizado pelo Cardeal Dom João Orani Tempesta quando era Arcebispo de Belém, atualmente, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), e do Padre Fabrizio Meroni quando foi Diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã. Nos últimos anos, esse sonho teve grande avanço no cenário da educação superior.
 
No dia 24 de junho 2016 foi entregue a Dom Alberto o credenciamento da instituição pelo Ministério da Educação (MEC), publicado no Diário Oficial da União, Portaria 521 do dia 21 de junho de 2016. O credenciamento representou oficialmente que a faculdade estava habilitada ao funcionamento com os dois cursos iniciais, o curso superior em Filosofia e  o de Teologia. Com a abertura das inscrições para o vestibular serão ofertadas por ano 400 vagas, sendo 200 vagas para cada um dos cursos. As vagas foram preenchidas no primeiro processo seletivo, aberto para 97 seminaristas que iniciaram sua formação visando o presbiterato.
 
No dia 12 de setembro do ano passado, a faculdade foi implantada em solenidade. O ato solene teve a presença de diversas autoridades eclesiásticas, civis, acadêmicas, além do clero arquidiocesano, seminaristas, corpo docente e funcionários da mais nova faculdade.
 
Agora, a faculdade caminha para sua devida ampliação e se destaca como referência em formação. O projeto da instituição de ensino superior prevê a abertura para especializações, novos cursos, entre outras atividades, visando torná-la um centro acadêmico e, em seguida, universidade.
 
“Nossa faculdade tem um futuro promissor de cada vez mais ampliar e favorecer uma formação de qualidade que é da Igreja por meio da faculdade. Ela passa de uma formação que continua a ser dos presbíteros, mas também para leigos”, destacou Padre Lindomar Pinheiro, vice-diretor da Faculdade. Segundo ele, a instituição irá promover junto com outras instituições de ensino superior um simpósio de âmbito acadêmico para refletir a própria natureza da faculdade católica. 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também