A Paróquia São Pio X acolheu na última quinta-feira, 2, a Santa Missa de Instituição dos Ministérios do Leitorado e do Acolitado aos seminaristas do
2º ano e 3 º ano da Teologia, candidatos ao sacerdócio futuro. A mesma celebração admitiu às Ordens Sacras os seminaristas do 1° Ano de Teologia, manifestação da fecundidade vocacional na Igreja de Belém, na Eucaristia presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Nesse tempo da grace também comemorou-se os 56 anos do Seminário Maior São Pio X, a Arquidiocese de Belém se prepara também para o 3º ano vocacional promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontecerá em 2023, a ser aberto em novembro deste ano.
O Ano Vocacional também celebrará os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.
Todo o processo para formação Sacerdotal é fundamentado na Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, documento que trata sobre o dom da vocação presbiteral, contemplando o amadurecimento dos candidatos e seu discernimento acerca da vida e vocação, para que sejam provocados, na etapa dos Estudos Teológicos, a se configurarem a Jesus Cristo, o Bom Pastor.
Assim, rodeados por seus familiares e amigos vindos das mais diversas paróquias, 12 seminaristas da etapa de Configuração (Teologia) são convidados para mais um valioso passo em direção ao altar, recebendo os ministérios do Leitorado e do Acolitado, na tarde de quinta-feira, 2 de junho.
A celebração litúrgica foi preparada pelos seus irmãos de formação dos seminaristas e organizada pela equipe formativa dos seminários da Arquidiocese de Belém.
Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia, esses seminaristas que receberão o Leitorado estarão aptos para a leitura da Palavra durante a Liturgia, tornando-se assim, leitores e proclamadores da Sagrada Escritura. Já aqueles que receberão o Acolitato estarão aptos para auxiliarem o bispo, o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da Eucaristia, como preparação para futura ordenação diaconal e presbiteral.
Na Solene Celebração Eucarística, outros 5 seminaristas serão admitidos entre os candidatos às Ordens Sacras, esses vão manifestar publicamente a vontade de se entregarem a Deus e à Igreja, para exercer ministério sagrado. E a Igreja, por sua vez, ao receber este oferecimento, escolhe-os e chama-os, a fim de que eles se prepararem para a recepção da mesma Ordem Sacra a que aspiram. Desta forma, eles serão agregados regularmente entre os candidatos ao Diaconato ou ao Presbiterado.
Além dos seminaristas e formadores, esses candidatos também terão a presença de familiares e dos padres que fazem parte das suas histórias vocacionais. Para o povo de Deus também será um momento propício para conhecer melhor aqueles que manifestam o desejo de se consagrar para o serviço de Deus e da Igreja, como bom propósito para oração pela vocações.
Toda a programação, iniciada às 12h, com a Santa Missa, foi transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão, direto da Paróquia São Pio X, presidida por Dom Alberto Taveira Correa. Em seguida, houve coquetel para convidados e benfeitores do seminário como agradecimento.