Cenáculo Mariano realizado na Basílica Santuário de Nazaré

Aconteceu na última segunda-feira, 13, na Basílica Santuário de Nazaré, o Cenáculo do Movimento Sacerdotal Mariano. Logo após, missa foi presidida pelo representante mundial do movimento, Padre Laurent Larroque e, concelebrada pelo Padre José Edmundo e o Frei Francisco Mendes, que são atuais responsáveis pelo Movimento Cenáculo Mariano em Belém, além do Pároco de Nazaré, Padre Giovanni Incampo. Na oportunidade o Santuário recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, de Portugal.

Durante a homilia Padre Larroque ressaltou a importância de MARIA na vida dos cristãos, seja como a mãe do Deus feito Homem – Jesus Cristo, Mãe da Igreja ou ainda na mãe por adoção filial dos batizados em Cristo Jesus. “Acolhermos Maria na casa do nosso coração. E nós entramos na casa do seu coração. Ela que é nossa Mãe! Então o que temos que fazer neste tempo de tempestade é entrar neste refúgio”.

O Pároco de Nazaré, Giovanni Incampo, agradeceu a visita do representante mundial e ressaltou a importância do Movimento Mariano para a vida sacerdotal.

Segundo a coordenadora estadual do MSM, Rosa Silva, este movimento é aberto a todas as pessoas que desejam participar da adoração a Jesus Eucarístico, pedindo pela santificação dos sacerdotes e das famílias. “O Movimento Sacerdotal Mariano é um movimento reconhecido pela Igreja. E existe como um auxílio direto e pessoal de Nossa Senhora para ajudar o sacerdote a se manter fiel no seu Sacerdócio”.

No final da celebração Padre Larroque, agradeceu ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e aos padres barnabitas pela acolhida. Disse que o povo paraense estará sempre em suas orações e finalizou “nestes tempos de graves perigos, a Mãe de Deus e da Igreja, firme e incansável, apressa-se em ajudar, sobretudo os sacerdotes, seus filhos de maternal predileção”.

O Movimento

Em Maio de 1972 o Padre Stéfano Gobbi, de Milão (Itália) fazia uma peregrinação em Fátima quando teve uma grande inspiração: rezar pelos padres e formar com eles um grupo de oração consagrado ao Imaculado Coração de Maria.
A partir de Julho de 1973, Maria passa a transmitir-lhe mensagens por locução interior. E assim nasceu o “Movimento Sacerdotal Mariano”, que se espalhou pelo mundo inteiro, com uma enorme quantidade de membros: bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos.

Nas mensagens dirigidas especialmente aos sacerdotes, Maria convida toda a humanidade à consagração ao seu Coração Imaculado, por meio da conversão, do amor, da oração e da penitência, anuncia a purificação da Igreja e do mundo e a segunda vinda de Jesus.

Algumas mensagens Nossa Senhora diz: “Vão muitas almas para o Inferno, pelo fato de não haver quem se sacrifique e peça por elas, falei a Lúcia, Francisco e Jacinta quando lhes apareci em Fátima. Hoje digo-vos: quantas almas podereis vós livrá-las do fogo do inferno e mandá-las para o céu, se todos os dias, em união comigo, rezarem e se sacrificarem por elas.” (13/08/1982).

Segue as inscrições da Guarda Mirim para novos integrantes

A Guarda Mirim de Nossa Senhora de Nazaré segue com as inscrições para novos integrantes, que começou dia 4 e segue até dia 18 de março quando inicia a preparação e formação dos pequenos guardas.

Com a missão de formar crianças e adolescentes para os ensinamentos da Igreja, o Movimento da Guarda Mirim de Nazaré já existe há mais de 10 anos na Basílica Santuário, com jovens na faixa etária de 8 a 17 anos, inclusive, com a inclusão de crianças com deficiência física.

Para se inscrever basta preencher a ficha de inscrição disponível no Centro Social de Nazaré nos dias 18 de fevereiro e 8 e 18 de março, na sala de reunião da Guarda Mirim, a partir das 16h.

Histórico

Composta por 200 crianças e adolescentes, o Movimento foi fundado em 19 de maio de 2002 na Basílica Santuário de Nazaré. Em um período de 2 a 4 meses ocorre uma preparação em forma de palestras, reuniões e espiritualidades, culminando com a entrega de certificados, que representa uma formatura. Este momento é marcado pelo ofertório das flores a Nossa Senhora com o desejo de que ela abençoe a Guarda Mirim de Nazaré. Após atingir a idade máxima permitida, de 18 anos, os agentes são transferidos para a Guarda de Nazaré adulta.