Programação que dá início a Semana Santa, a Procissão de Ramos, em Belém ocorreu no domingo, dia 9, no entorno da Praça Frei Caetano Brandão, no bairro da Cidade Velha. O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa e celebra a aclamação de Jesus em sua chegada a Jerusalém, quando foi saudado com ramos pela população.
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, abençoou os Ramos de centenas dos fiéis durante celebração na Igreja de Santo de Alexandre. Junto com Dom Alberto concelebraram o Cura da Catedral, Padre Roberto Cavalli, o vigário da Catedral, Padre João Paulo Dantas e Padre Odorico Raffin.
Após a proclamação do Evangelho, Dom Alberto, em sua homilia, destacou o que os ramos devem ser na vida de cada um: “Quando levarmos esses ramos estendamos muitos mais do que os ramos, estendamos por nossas ruas, ou pelas passagens do nosso coração o Bendito que vem em nome do Senhor e o sigamos. Vendo a sua Palavra, experimentando a sua presença deixando-nos conduzir pela sua graça”.
Da Igreja de Santo Alexandre a procissão seguiu até a Catedral da Sé para a realização da Missa de Ramos, presidida pelo Arcebispo de Belém. A pedido de Dom Alberto as crianças se colocaram à frente junto ao bispo.
Na celebração na Catedral em sua homilia, Dom Alberto disse: “Nem um de nós olha a Semana Santa como curioso, mas como alguém que quer se comprometer com os fatos que testemunharemos durante estes dias, o Senhor nós deu um ouvido de discípulo para que nós possamos aprender com os mistérios que celebramos e deles colher todas as graças que nos são oferecidas”. Ao final Dom Alberto abençoou os fiéis.
|
|||
Coleta da solidariedade aconteceu no Domingo de Ramos
Durante a celebração do Domingo de Ramos em todas as igrejas do Brasil aconteceu a Coleta Nacional da Solidariedade, uma ação prevista pela Campanha da Fraternidade (CF), que este ano propõe o aprofundamento e ações concretas em torno do tema do meio ambiente, com destaque para os biomas brasileiros.
|
|||
A cada ano, com o recurso arrecado, a CNBB apoia pequenos projetos em todo país relacionados à temática proposta pela CF. Em 2017, serão apoiados pequenos projetos que têm como foco o tema do meio ambiente e a sustentabilidade.
Em Belém, o gesto concreto da Campanha da Fraternidade atenderá a Pastoral das Ilhas, que é constituída pelas seguintes áreas: Cotijuba, onde está localizada a Paróquia São Francisco das Ilha; Caratateua, no Outeiro, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição; e área do Baixo Acará, composta por 15 comunidades. A pastoral atua na evangelização e no acompanhamento espiritual das pessoas que residem em uma das três áreas atendidas pela Pastoral. O Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman é o bispo responsável Pela Pastoral das Ilhas.
Em 2016, foram arrecadados para o Fundo Nacional R$ 5.879.109,88. De 2012 a 2015, 1.067 projetos de desenvolvimento local e solidariedade foram apoiados em todo o país pela CNBB.
Do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, a diocese deve enviar 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB. A outra parte (60%) permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).
|
|||
Centenas de fiéis participaram da Procissão de Ramos
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Grupo de Oração Glória no Senhor da Basílica Santuário realiza Clamor por Libertação
3 de dezembro de 2024
A Celebração da Missa – Parte 6 – O canto na Liturgia.
3 de dezembro de 2024
Homilia Dominical – Lc 1,26-38
3 de dezembro de 2024