Centenas de jovens participam da Jornada Vocacional

 
À luz do Ano Mariano, a Arquidiocese de Belém por meio do Serviço de Animação Vocacional (Sav), realizou no domingo, 12, mais uma edição da Jornada Vocacional, no Centro de Cultura e Formação Cristã, parte do complexo do Seminário São Pio X, na BR-316, em Ananindeua. A jornada recebeu diversos jovens que no dia buscavam um discernimento para sua vocação e o papel que irão desempenhar dentro da Igreja.
 
A Jornada Vocacional surgiu a partir de uma sugestão do Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, assim que chegou à arquidiocese. Tem como propósito permitir aos jovens o discernimento do chamado de Deus para suas vidas. Com uma programação que dura o dia inteiro, os participantes podem conhecer os tipos de vocação e qual desejam seguir. Em 2017, o tema escolhido para a Jornada foi “Eis-me aqui” e o lema “Faça-se em mim segundo tua palavra” (Lc 1,38), inspirado no exemplo de Maria para refletir o teor vocacional. 
 
Para Dom Alberto, a Igreja de Belém possui uma convicção muito grande relacionada à vocação que vem da frase de São João Paulo II: “vocação é um olhar pessoal de Deus dirigido a todos e todas”. “Quando nós fazemos todo ano essa jornada vocacional é para ajudar, adolescentes e jovens, essa ideia, a vocação da própria vida. Não podemos nos omitir e permitir que a pessoa passe a vida inteira sem se fazer essa pergunta: o que Deus quer de mim? Temos que buscar o que Deus quer de nós, ele quer algo de nós. Logo, vocação é descobrir o que Deus quer para cada um de nós”.
 
Ele acrescentou ainda: “Eu agradeço muito a Deus porque essa turma toda respondeu ao apelo que nós fizemos e esses jovens vieram dos recantos da Arquidiocese para passar um dia de oração, de reflexão, de testemunho, de diálogo, isso é muito importante porque vai ficar marcado na vida deles”. 
 
Para Padre Lindomar Pinheiro, coordenador da Jornada e Reitor do Seminário Propedêutico Dom Tadeu Prost, a realização do evento reflete a preocupação de criar uma cultural vocacional, um pedido feito pela Igreja. “A importância está em fazer com que os jovens possam despertar esse olhar vocacional interior a qual eles são chamados. Na jornada, durante o dia inteiro, nós podemos conscientizá-los para esse lugar dentro da Igreja que eles possuem e que é importante dar uma resposta ao apelo que Deus nos faz”.
 
Um dia inteiro de discernimento

A Jornada Vocacional permitiu que os participantes pudessem compreender o chamado de Deus. Foi também uma ocasião para os adolescentes e jovens entenderem que o termo “vocação” não está ligado somente à vida de quem quer ser padre ou freira, mas também à dos que desejam o matrimônio e a vida leiga na Igreja. A programação do evento teve início às 8h, com animação, louvor, seguido de adoração ao Santíssimo Sacramento.
 
Para Thayse Santos, 11 anos, da Paróquia Jesus Ressuscitado, a jornada foi uma oportunidade muito enriquecedora e instrutiva. O interesse de ir para a Jornada Vocacional surgiu após uma conversa com a irmã, contou a jovem que está no grupo de Perseverança de sua paróquia: “Aqui eu pude já conhecer um pouco das vocações e no futuro quando for mais velha vai me ajudar a decidir qual caminho Deus quer para mim”. 
 
Já para Rafael Lopes, de 30 anos, que estava acompanhando um grupo de 110 jovens da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, o evento significa um despertar: “É necessário que nesta idade em que eles se encontram uma média de 15 anos, tenham um amadurecimento. Às vezes o jovem tem a ânsia de buscar sua vida profissional, mas, talvez não seja aquilo que Deus quer. Então, a importância deles virem aqui e encontrar outros jovens, novas comunidades e congregações é que possam ver a riqueza da Igreja e ter esse discernimento”.
 
A programação que teve início às 8h, contou com animação, louvor, momento mariano com teatro, seguido de adoração ao Santíssimo Sacramento. Foram montados stands das congregações e novas comunidades da Arquidiocese de Belém que apresentavam aos jovens as vocações da vida consagrada e leigas.
 
Houve ainda pela manhã a palestra do Padre Anderson Marçal, da Comunidade Canção Nova, sobre o tema da jornada e que também ministrou outra pelo período da tarde sobre o lema do evento. “Sempre trago em minhas palestras e quando falamos das coisas de Deus um começo e um meio. O fim nós nunca sabemos onde vai chegar, pois, nos deixamos levar pela graça de Deus e pelo Espírito Santo. A experiência na jornada tem sido ótima. Ver tantos jovens deixou-me entusiasmado em poder tocar em uma Igreja viva”, destacou. 
 
Encerrando a primeira parte do evento, houve Santa Missa, às 11h30, presidida por Dom Alberto Taveira e concelebrada por seu Auxiliar, Dom Irineu Roman. O período vespertino da Jornada iniciou dança, sorteio de brindes, teatro e mini show que encerrou o evento.

 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também