A Congregação das Religiosas de Maria Imaculada iniciou em 1876, quando Santa Vicenta Maria, uma jovem espanhola, escutou e respondeu ao chamado de Deus que a convidava a cuidar das jovens do interior que iam a Madri em busca de melhores condições de vida. Elas ficavam expostas a grandes perigos físicos e morais. Foi nesse contexto que nasceu a obra para oferecer-lhes proteção e formação.
Outras jovens mulheres foram juntando-se à fundadora e a obra foi estendendo-se, primeiro pela Espanha e, depois, por outros países, estando presentes, atualmente, em 123 países. Há pouco mais de 100 anos, no ano 1921, chegaram as primeiras freiras ao Brasil.
Público alvo
O Estado do Pará acolheu as religiosas em 1976. Desde que se instalaram em solo paraense, as religiosas realizam sua missão acolhendo adolescentes e jovens que vem a Belém de outras cidades. Em sua atuação, as Religiosas de Maria Imaculada atualizam o Carisma Original recebido por Santa Vicenta Maria, realizando trabalhos de Evangelização, prevenção e promoção dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Laços familiares
A Residência Maria Imaculada tem como prioridade a atenção para os jovens ausentes de suas famílias.
Na prática, os acolhidos vivenciam o que a Congregação pode lhes oferecer em termos de oportunidades para a sua formação para a vida, de forma preventiva, explica a religiosa Ir. Maria Socorro Moreno, coordenadora do Centro Social Vicenta Maria.
A ação social das religiosas se dá também por intermédio do Projeto “Laços Belém”, um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de três dias na semana. Existe também o Projeto “Laços 40 Horas”, que oferece a mesma retaguarda aos acolhidos nos dias de sábado no bairro 40 Horas, em Ananindeua.
O projeto atende 70 jovens ao ano na Residência; 100 crianças, adolescentes e suas famílias no bairro 40 Horas, e 40 pré-adolescentes e adolescentes em Belém, todo esse acolhimento alcança, atualmente, 150 beneficiários.
Parcerias
A Congregação das Religiosas de Maria Imaculada realiza com empenho e dedicação a sua missão. Os seus projetos carecem de apoio social e, para isso, campanhas de particulares são importantes, assim como a parceria com outros projetos abrangentes socialmente, como o Mesa Brasil e ajuda que recebem da parte da Congregação.
Resultados
O empenho missionário das Religiosas de Maria Imaculada verifica-se pelo fortalecimento dos acolhidos perante situações de vulnerabilidades sociais, no desenvolver de Educação para a paz, no desenvolvimento de habilidades sociais e de cidadania do seu público, a permanência dos atendidos na escola a fim de evitar a evasão escolar, a prevenção de adições, a construção de projetos de vida por meio da inclusão digital, da inserção cultural e da segurança alimentar.
Você pode contribuir!
A Congregação das Religiosas de Maria Imaculada precisa de apoio para continuar evangelizando e atualizando a sua missão em Belém. De acordo com a coordenadora Ir. Socorro, a instituição carece de voluntários e busca parcerias em assessoria de assistente social, advogados, médicos, odontólogos, pedagogos e psicopedagogos, além de donativos para lanche e para cestas básicas, material escolar e calçados.
Visite o centro!
O Centro Social Vicenta Maria está localizado na avenida Senador Lemos, 350, em Belém.
Informações: (91) 9 8336-0169