Cidade de Marapanim homenageia monsenhor Edmundo Igreja

O Movimento Providentino, celebrou no último dia 25 de março, o 21º aniversário de falecimento do monsenhor Edmundo Igreja, fundador do Instituto Providentino. Em Marapanim, nordeste do Pará, cidade onde o sacerdote atuou por mais de quatro décadas, a Prefeitura Municipal juntamente com os cidadãos marapanienses homenagearam o “Apóstolo do Salgado”, como era conhecido em vida, com um busto inaugurado na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias. Estiveram presentes na ocasião autoridades civis e eclesiásticas da cidade, entre os quais Cônego Djalma Lopes e os padres Vanderson Jorge e Evandro do Carmo, ambos nascidos na cidade de Marapanim.

A cerimônia iniciou com um histórico sobre a vida de monsenhor Edmundo, seguida de bênção do busto feita pelo Cônego Penitenciário, Djalma Lopes, encerrando com o hino do município executado pelo grupo “Santa Cecília”, banda de música marcial da cidade.

O busto de monsenhor Edmundo Igreja integra uma série de homenagens dedicadas ao religioso. A programação iniciou em 2014, ano em que ele completaria 100 anos se estivesse vivo. Desde então, vários momentos celebrativos foram organizados, entre eles, inauguração de uma estátua em Mocajuba, cidade natal de monsenhor e celebração comemorativa na Catedral Metropolitana de Belém.

Padre Evandro do Carmo, do Movimento Providentino, conta que a ideia do busto estava sendo trabalhada desde 2014. “No dia 25, no aniversário de falecimento do monsenhor e fazendo memória a todo seu trabalho em prol do Salgado, foi o momento propício para esta homenagem. Esta e as outras homenagens ajudam a manter firme a memória da dedicação de 42 anos por aquela Paróquia de Marapanim e as demais administradas por ele”.
Ainda de acordo com Padre Evandro, está sendo planejado outro agraciamento programado para o mês de agosto, precisamente no dia 9, dia do aniversário natalício do fundador do Movimento Providentino.

Trajetória

Monsenhor Edmundo Armando Saint’Clair Igreja, nascido no dia 09 de agosto de 1914 no município de Mocajuba (PA), na localidade de Putiri. Veio para capital, Belém, trazido por Dom Lustosa. Recebeu a batina das mãos de Dom Antônio Almeida Lustosa, Arcebispo Metropolitano, na época.

Tendo terminado o seu tempo de Filosofia, recebeu durante o curso de Teologia as ordenações das ordens menores das mãos de Dom Mário Miranda Vilas Boas. Foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1947 na Catedral Metropolitana de Belém, por Dom Mário de Miranda Vilas-Boas. Dois meses depois, tomou posse da Paróquia de São José de Queluz, em Canudos, onde permaneceu até o dia 12 de fevereiro de 1950. Tornou-se monsenhor em 23 de agosto de 1965.

Por um pedido de Dom Mário, foi transferido para a região do salgado, onde tomou posse de três paróquias independentes: Curuçá, São Caetano de Odivelas e Marapanim. Permaneceu nessa região até a década de 70, mesmo com as adversidades na locomoção cobria toda área com o trabalho missionário, devido isso ganhou o título de “Apóstolo do Salgado” como era conhecido pela região.

Em 1967, para auxiliar em seus trabalhos de evangelização e pastoral, fundou o Seminário Movimento Providentino, que hoje leva seu nome. No local ele descobria as vocações e formava jovens na catequese para levá-los à região onde atuava. O nome do Instituto fez-se pela devoção à Mãe da Divina Providência.  No mesmo ano foi nomeado para vigário piscopal da Comarca São José, hoje Diocese de Castanhal, pelo Papa Paulo VI. Seu falecimento foi em casa em 25 de março de 1996 e, em 2010 a Arquidiocese de Belém abriu processo para reconhecer a beatificação de monsenhor.