Nazaré (TO) – Mais de cinco mil fiéis oriundos das dioceses de Tocantinópolis, Palmas, Carolina e Imperatriz participaram dia 26 de maio, do 1º Círio de Nossa Senhora de Nazaré,na cidade de Nazaré, norte do Estado do Tocantins. O evento foi marcado por surpresas, emoção e fé durante a festa mariana tocantinense que, inspirada na maior festa religiosa dos paraenses – o Círio de Nazaré – realizou pela primeira vez um círio em homenagem à padroeira. Nazaré está distante 525km de Palmas e 731km de Belém do Pará.
A bordo de um helicóptero, a imagem oficial de Nossa Senhora de Nazaré com seu manto, procedentes de Belém, foi conduzida em um sobre vôo sobre as cidades de Nazaré e Santa Teresinha. O pouso deu-se em Santa Teresinha, onde o helicóptero aterrissou em um campo de futebol da cidade. Ali, a imagem foi recebida por centenas de fiéis que participaram “desse lindo momento de devoção e fé pela mãe do Salvador, manifestando muito respeito e carinho pela imagem de Nossa Senhora”, relata um trecho de reportagem da imprensa local.
A imagem de Nossa Senhora foi recebida pelo padre Josimar Campos, e então, teve início uma carreata que se encerrou na entrada da cidade de Nazaré, onde o Bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Carlos Henrique da Silva Oliveira, deu uma bênção especial aos presentes. Padre Josimar é pároco da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, de Tocantins.
Colocada em um carro berlinda, a imagem de Nossa Senhora foi puxada por uma corda, um dos símbolos mais marcantes do Círio, assim como é em Belém do Pará. A corda foi levada por uma equipe do Círio, de Palmas.A procissão percorreu ruas e avenidas da cidade nazarena com muitas orações, cânticos e alegria por parte dos fiéis, impulsionados pela animação dos cantores no carro som.
À chegada da procissão na praça da Matriz, foi celebrada a Santa Missa solene, presidida por Dom Carlos Henrique, bispo recém empossado da Diocese de Tocantinópolis, com a participação de Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo de Araguaína, e concelebrada por vários sacerdotes das paróquias vizinhas.
Durante a procissão, um fato notável foram algumas paradas para que pessoas com problemas de locomoção pudessem receber a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Era visível no rosto dos fiéis a emoção e alegria em participar de importante festa, a primeira edição do Círio de Nazaré no Bico do Papagaio.
“Aqui nós percebemos a religiosidade popular, esse amor pela mãe de Deus, nossa Mãe, a virgem Aparecida invocada com o título de Nazaré. Que ela possa sempre interceder sempre junto ao seu Filho, Nosso Senhor e Salvador para que todo o povo tenha vida, e vida em plenitude e possa, também, imitá-la na caminhada”, declarou Dom Carlos Henrique,no ato da bênção ao povo tocantinense.
Emocionado, o pároco da igreja matriz de Nazaré, Josimar Campos, disse que a realização do Círio em sua cidade é a concretização de um sonho.“Quero dizer para a Região do Bico do Papagaio que podermos realizar o Círio de Nazaré aqui na nossa região é uma bênção para todo o povo. A procissão foi muito bonita e o Círio superou todas as nossas expectativas, porque Nossa Senhora trouxe milhares de pessoas para cá, onde temos também nosso bispo que tomou posse na noite de ontem, o que é uma grande bênção”, disse o padre e coordenador do Círio.
“Esse momento é maravilhoso e histórico para a cidade de Nazaré, por ser o primeiro Círio. Em qualquer lugar que formos, representando a Guarda de Nazaré, é uma emoção diferente, povo diferente, mas a fé é a mesma, o olhar e o jeito que o povo recebe Nossa Senhora é uma coisa maravilhosa. É sempre assim e sempre será. Em qualquer lugar do planeta, Maria é recebida com muito amor’, disse Raimundo Monteiro, membro da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém.
Embaixador de Nossa Senhora de Nazaré para os Estados do Maranhão e Tocantins, Maurício Martins disse que o Círio de Nazaré vai reforçar a devoção mariana na Região do Bico do Papagaio e a tendência será o crescimento da festa todos os anos, a partir de agora.