CNBB oferece ajuste à liturgia da Quinta-feira Santa

comissão de Textos Litúrgicos indica trecho da Oração Eucarística 1

Luiz Estumano/arquivo Rede Nazaré

A Missa da Ceia do Senhor, celebrada na quinta-feira, 28 de março, e que abre o Tríduo Pascal, se reveste de um caráter particularmente especial. Chegado o tempo da recepção da tradução da Terceira Edição Típica do Missal Romano para uso no Brasil, em 2023, a Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel), observou a ausência de um trecho na Oração Eucarística I, na Missa da Quinta-feira da Ceia do Senhor.

O trecho ausente na edição foi aprovado pela 49ª Assembleia Geral da CNBB e reconhecido pelo Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. O texto a ser acrescentado, na Missa da Quinta-feira da Ceia do Senhor, após o infra actionem da Oração Eucarística I, página 250, encontra-se abaixo:

Ed. Típica 2023 (p. 250)
Aceitai, ó Pai, com bondade, a oblação dos vossos servos e de toda a vossa família; em memória do dia em que nosso Senhor Jesus Cristo entregou aos seus discípulos o mistério do seu Corpo e do seu Sangue, para que o celebrassem. Dai-nos sempre a vossa paz, livrai- nos da condenação eterna e acolhei-nos entre os vossos eleitos.

A Comissão informou, ainda, que as futuras impressões do Missal Romano, inclusive do Missal Solene, já contemplarão a versão atualizada. Reforçou também que a alteração se aplica somente à oração eucarística da Missa da Ceia do Senhor (Missa da Quinta-feira santa – Lava-pés) e que todas as outras orações eucarísticas permanecem inalteradas.

“Desejamos que o Tríduo Pascal enriqueça e suscite em todos a força do Mistério Eucarístico, “sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe Cristo” (SC, 47).

Compartilhe essa Notícia

Leia também