Coletiva de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade em Belém

 
Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” a Campanha da Fraternidade 2017 (CF2017), sublinha a urgência do despertar de cada pessoa para uma consciência ambiental e uma conversão pessoal e comunitária. Em Belém, na quarta-feira, 1º de março, houve coletiva de imprensa sobre a campanha proferida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Cúria Metropolitana, acompanhado do Vigário Geral para a Pastoral, Monsenhor Raimundo Possidônio (Cid) e do Padre Bruno Sechi, da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz.
 
O tema da campanha deste ano, inspirado na passagem do Livro de Gênesis (cf. Gn 2, 15), ressalta o cuidado com a criação, de modo especial, os biomas brasileiros e a promoção das relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. “A Campanha da Fraternidade destina-se à sociedade e é a nossa contribuição com a sociedade para gerar um ambiente de maior respeito, de maior e melhor convivência. Para um mundo mais justo e fraterno, este é o nosso objetivo dentro da Campanha da Fraternidade”, enfatizou o Arcebispo Metropolitano durante a coletiva.
 
Dom Alberto explicou também que a CF2017 tem sua essência destacada da encíclica do Papa Francisco “Laudato Si” (Louvado Seja, em português) que aborda o cuidado com a Criação. “Nós queremos ajudar as pessoas a descobrirem a dignidade da criação de Deus. O Papa nos diz que devemos guardar e cultivar a criação, logo, não podemos ser irresponsáveis quanto aos biomas brasileiros e, no nosso caso, o bioma amazônico. Na nossa arquidiocese temos a questão das ilhas e esse será o nosso objetivo durante a campanha”.
 
Após a fala de Dom Alberto, o Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Cid, destacou as semanas de estudo do tema referenciadas pelo texto-base e realizadas entre os meses de janeiro e fevereiro nas regiões episcopais e ilhas. Com a participação de especialistas, estudiosos e teólogos as formações tiveram o envolvimento da população das ilhas que têm o maior contato com o bioma amazônico.
 
“A partir da vivência e convivência dos ribeirinhos trouxemos uma postura para esta problemática que será repercutida depois no gesto concreto da nossa arquidiocese. Dessa forma, se faz um grande convite para repensarmos o nosso papel para o cuidado do bem comum”, destacou Monsenhor Cid. 
 
Ainda durante a coletiva o Padre Bruno leu a carta aberta sobre a defesa da vida e da dignidade humana, elaborada pela Comissão de Justiça e Paz em resposta a questão da segurança pública que se encontra debilitada no Pará. A carta pode ser conferida nesta edição do Jornal Voz de Nazaré, à página 5, deste caderno.
 
 
Lançamento em Cotijuba

A Campanha da Fraternidade será aberta na Arquidiocese de Belém neste sábado, 4, na Ilha de Cotijuba, a partir das 9h. A escolha pelo local de lançamento da CF2017 foi feita por melhor representar o bioma amazônico. Cada região episcopal organiza-se para a ida até a região insular que será feita por meio de embarcações. 
 

 
Por volta das 9h do sábado, as embarcações serão recebidas no trapiche de Cotijuba, para em seguida ser feita uma caminhada até a praia do Farol, local da celebração eucarística. Durante o trajeto serão apresentados os temas ligados à campanha. À chegada será celebrada a Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, acompanhado do clero arquidiocesano e participação dos paroquianos e público em geral. Os interessados devem procurar a paróquia de sua região para o deslocamento até a ilha de Cotijuba (confira quadro nesta página).
 
Roteiro de deslocamento para cotijuba

CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS
Saída: 6h
Local: Porto de Icoaraci
Obs: Lancha para 100 pessoas
Informações: Paróquia Nossa do Bom Remédio – 3248-1136
 
REGIÃO EPISCOPAL SANT’ANA
Saída: 6h 
Local: Praça Princesa Izabel (Cremação), ao lado do Palácio dos Bares
Ingresso: Para aquisição, necessário contato – Paróquia da Santíssima Trindade
Informações: Paróquia Santíssima Trindade – 3215-7007 / 3242-4917
 
SÃO VICENTE DE PAULO
Saída: 6h30 
l Porto do Curuçambá – 1 embarcação
l Trapiche de Icoaraci – 2 embarcações
Informações: Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor – 3286-8570
 
BASÍLICA SANTUÁRIO
Saída: 7h
Local: Terminal Fluvial da Estação das Docas – Porto de uma agência de turismo
Ingresso: Para aquisição, necessário contato com a Basílica 
Informações: 98043-2692 (Janes) – pasturbasilicadenazare@gmail.com
 
REGIÃO SÃO JOÃO BATISTA
Saída: 7h
Local: Trapiche de Icoaraci
Obs: 3 embarcações – total de 250 vagas
Informações: Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças
3297-7250/3227-5973
 
REGIÃO MENINO DEUS
Informações: Paróquia Nossa Senha do Carmo (Benevides) – 3724-1098
 
REGIÃO SANTA CRUZ
Informações: Paróquia São Geraldo Magela (Val-de-Cans) – 3257-7950
 
REGIÃO SANTA MARIA GORETTI
Informações: Paróquia São Pedro e São Paulo (Guamá) – 3283-6021
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também