Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” a Campanha da Fraternidade 2017 (CF2017), sublinha a urgência do despertar de cada pessoa para uma consciência ambiental e uma conversão pessoal e comunitária. Em Belém, na quarta-feira, 1º de março, houve coletiva de imprensa sobre a campanha proferida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Cúria Metropolitana, acompanhado do Vigário Geral para a Pastoral, Monsenhor Raimundo Possidônio (Cid) e do Padre Bruno Sechi, da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz.
O tema da campanha deste ano, inspirado na passagem do Livro de Gênesis (cf. Gn 2, 15), ressalta o cuidado com a criação, de modo especial, os biomas brasileiros e a promoção das relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. “A Campanha da Fraternidade destina-se à sociedade e é a nossa contribuição com a sociedade para gerar um ambiente de maior respeito, de maior e melhor convivência. Para um mundo mais justo e fraterno, este é o nosso objetivo dentro da Campanha da Fraternidade”, enfatizou o Arcebispo Metropolitano durante a coletiva.
Dom Alberto explicou também que a CF2017 tem sua essência destacada da encíclica do Papa Francisco “Laudato Si” (Louvado Seja, em português) que aborda o cuidado com a Criação. “Nós queremos ajudar as pessoas a descobrirem a dignidade da criação de Deus. O Papa nos diz que devemos guardar e cultivar a criação, logo, não podemos ser irresponsáveis quanto aos biomas brasileiros e, no nosso caso, o bioma amazônico. Na nossa arquidiocese temos a questão das ilhas e esse será o nosso objetivo durante a campanha”.
Após a fala de Dom Alberto, o Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Cid, destacou as semanas de estudo do tema referenciadas pelo texto-base e realizadas entre os meses de janeiro e fevereiro nas regiões episcopais e ilhas. Com a participação de especialistas, estudiosos e teólogos as formações tiveram o envolvimento da população das ilhas que têm o maior contato com o bioma amazônico.
“A partir da vivência e convivência dos ribeirinhos trouxemos uma postura para esta problemática que será repercutida depois no gesto concreto da nossa arquidiocese. Dessa forma, se faz um grande convite para repensarmos o nosso papel para o cuidado do bem comum”, destacou Monsenhor Cid.
Ainda durante a coletiva o Padre Bruno leu a carta aberta sobre a defesa da vida e da dignidade humana, elaborada pela Comissão de Justiça e Paz em resposta a questão da segurança pública que se encontra debilitada no Pará. A carta pode ser conferida nesta edição do Jornal Voz de Nazaré, à página 5, deste caderno.
|
||
Lançamento em Cotijuba
A Campanha da Fraternidade será aberta na Arquidiocese de Belém neste sábado, 4, na Ilha de Cotijuba, a partir das 9h. A escolha pelo local de lançamento da CF2017 foi feita por melhor representar o bioma amazônico. Cada região episcopal organiza-se para a ida até a região insular que será feita por meio de embarcações.
|
||
Por volta das 9h do sábado, as embarcações serão recebidas no trapiche de Cotijuba, para em seguida ser feita uma caminhada até a praia do Farol, local da celebração eucarística. Durante o trajeto serão apresentados os temas ligados à campanha. À chegada será celebrada a Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, acompanhado do clero arquidiocesano e participação dos paroquianos e público em geral. Os interessados devem procurar a paróquia de sua região para o deslocamento até a ilha de Cotijuba (confira quadro nesta página). | ||
Roteiro de deslocamento para cotijuba
CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS
Saída: 6h
Local: Porto de Icoaraci
Obs: Lancha para 100 pessoas
Informações: Paróquia Nossa do Bom Remédio – 3248-1136
REGIÃO EPISCOPAL SANT’ANA
Saída: 6h
Local: Praça Princesa Izabel (Cremação), ao lado do Palácio dos Bares
Ingresso: Para aquisição, necessário contato – Paróquia da Santíssima Trindade
Informações: Paróquia Santíssima Trindade – 3215-7007 / 3242-4917
SÃO VICENTE DE PAULO
Saída: 6h30
l Porto do Curuçambá – 1 embarcação
l Trapiche de Icoaraci – 2 embarcações
Informações: Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor – 3286-8570
BASÍLICA SANTUÁRIO
Saída: 7h
Local: Terminal Fluvial da Estação das Docas – Porto de uma agência de turismo
Ingresso: Para aquisição, necessário contato com a Basílica
Informações: 98043-2692 (Janes) – pasturbasilicadenazare@gmail.com
REGIÃO SÃO JOÃO BATISTA
Saída: 7h
Local: Trapiche de Icoaraci
Obs: 3 embarcações – total de 250 vagas
Informações: Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças
3297-7250/3227-5973
REGIÃO MENINO DEUS
Informações: Paróquia Nossa Senha do Carmo (Benevides) – 3724-1098
REGIÃO SANTA CRUZ
Informações: Paróquia São Geraldo Magela (Val-de-Cans) – 3257-7950
REGIÃO SANTA MARIA GORETTI
Informações: Paróquia São Pedro e São Paulo (Guamá) – 3283-6021
|
||