Por Pe. Antônio Mattiuz, csj
3 – COMO ENCONTRAR CITAÇÕES DA BÍBLIA
A Bíblia é a Palavra de Deus escrita para iluminar o nosso caminho rumo à vida eterna. É preciso saber manuseá-la.
A palavra ‘Bíblia’ vem do grego e significa coleção de livros.
A Bíblia católica é formada por 73 livros, sendo 46 do Antigo e 27 do Novo Testamento. A Bíblia protestante é formada por 66 livros: 39 do Antigo e 27 no Novo, pois é Bíblia dos 70 antigos sábios de Alexandria.
Alguns livros são bastante longos e outros são bem curtos.
Cada livro trata de um assunto para orientar a caminhada do povo, como a bússola que orienta o voo dos aviões de dia e de noite.
Para citar um livro da Bíblia se fazem abreviações como estas: Mt 4, 4; Jo 14, 6; Gn 1, 1-3; Ex 20, 15; 1Jo 4, 16…
A Bíblia é cheia de verdades e de mensagens de Deus.
Cada livro da Bíblia se divide em capítulos e versículos.
Vejamos agora o que está escrito em Mt 5, 17. Mt = é Evangelho de Mateus. 5 = é capítulo 5. 17 = é versículo 17.
A vírgula separa o capítulo dos versículos.
Vamos abrir a Bíblia, procurar o Evangelho de Mateus, folheá-lo até chegar ao Capítulo 5, e depois no versículo 17. Lá está escrito: “Não penseis que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas completar”.
Se a citação for esta: Mt 7, 13 está escrito: “Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz à perdição, e muitos vão por ele”.
Se estiver escrito em Mt 7, 28-29. O hífen (-) significa ‘até’. Então, se lê: Mateus capítulo 7, versículo 28 até o 29.
Se estiver escrito Mt 5, 2.6. O ponto (.) significa ‘e’. Assim se lê: Mateus capítulo 5, versículos 2 e versículo 6. Lá está escrito: “Jesus tomou a palavra e começou a ensinar dizendo: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”.
Se estiver escrito 1Jo 4, 16 significa: 1ª Carta de João, capítulo 4, versículo 16. Lá encontraremos: “Deus é amor, e quem ama permanece em Deus, e Deus permanece nele”.
O povo de Israel teve início com Abraão que há uns 1800 anos antes da vinda de Cristo. Com ele teve início a Bíblia, que é a história da salvação.
No início a Palavra de Deus era transmitida oralmente e só começou a ser escrita uns 900 anos antes de Cristo e terminou lá pelo ano 110.
A Bíblia se divide em Antigo Testamento e em Novo Testamento.
Jesus é o divisor da Bíblia: O que foi escrito antes do nascimento de Cristo é o Antigo Testamento. O que foi escrito depois de Jesus nascer, é o Novo Testamento. A palavra Testamento significa Aliança.
Todo aquele que ama a Deus lê com frequência a sua Palavra na Bíblia e se empenha para praticá-la, pois ela é a luz que ilumina o caminho que conduz à vida eterna. Quem escuta a Palavra anda na luz.
Prece: Dá-me a decisão, Senhor, para eu ler a tua Palavra.