Por Pe. Antônio Mattiuz, csj
12 – SIM OU NÃO: EU DEVO ESCOLHER
Depois da sua ressurreição, Jesus permaneceu na terra40 dias, aparecendo e desaparecendo. Jesus pediu a seus discípulos estarem sobre o monte das Oliveiras no quadragésimo dia.
Lá Jesus apareceu, fez suas últimas recomendações, pediu que aguardassem reunidos em Jerusalém, pois dentro de poucos dias enviaria o Espírito Santo sobre eles. Depois, elevou-se até o céu e desapareceu.
Dez dias depois, num grande estrondo, desceu do céu o Espírito Santo em forma de bola de fogo. Dividiu-se em forma de línguas que entraram neles. Eles ficaram cheios do Espírito Santo.
Uma multidão de gente foi ver o que tinha acontecido. Pedro saiu do Cenáculo e fez um belo discurso (At 2, 14-36) mostrando-lhes o gravíssimo pecado que cometeram ao rejeitar e matar o autor da vida, o Filho de Deus, o Messias e Salvador – At 2, 37-41.
Ao ouvirem a Palavra de Pedro, aflitos começaram a perguntar: ‘E agora o que devemos fazer’? Pedro e os outros Apóstolos lhes disseram: “Arrependei-vos e convertei-vos e depois façam-se batizar em nome de Jesus, e os vossos pecados serão perdoados, e vós sereis salvos’.
A salvação nos vem do arrependimento e do crer em Jesus. Sem conversão, nós andamos perdidos e mergulhados no mal.
Hoje, apesar de serem batizados, muitos não seguem Jesus porque nunca escutaram com seriedade o Evangelho, ou porque preferem seguir caminhos mundanos, ou porque nunca se converteram.
Converter-se significa mudar o modo de pensar, de agir e de viver, deixando o caminho da maldade. Converter-se é pensar e agir do jeito de Jesus, assumindo seus valores e o seu preceito.
Converter-se é abandonar a mentalidade pagã, ainda viva na sociedade de hoje, e assumir a nova mentalidade do Evangelho.
Converter-se é perguntara Deus: “Senhor, o que queres de mim”?
Cristão verdadeiro é só quem escuta a Palavra de Cristo e a pratica.
A resposta de Deus será esta: Ama o teu próximo e fazei a ele o que gostarias que outros fizessem a ti, e nunca faças a ninguém o que não gostarias que alguém fizesse para ti.
Para isto, é necessário arrancar de nós a mentira, a desonestidade, a violência, o egoísmo e todo tipo de maldade.
Muitos foram batizados quando crianças, e nunca perguntaram a Deus: ‘Senhor, o que queres que eu faça’?
Agora chegou a hora de te decidir. Agora depende só de ti escolher seguir Cristo ou rejeita-lo. A decisão é tua e só tua.
Ser cristão é assumir a maneira de pensar e de agir de Cristo e deixar-se iluminar por ele que é a luz do mundo – Mc 1, 15.
Assim viveremos na terra ter a vida de filhos de Deus.
Prece: Ajuda-me, Senhor, a fazer sempre as escolhas certas.