Por Pe. Antônio Mattiuz, csj
18 – A SALVAÇÃO É OFERECIDA A TODOS
Em Mt 2, 1-12 o Evangelho fala dos magos do oriente. A salvação é oferecida a todos de qualquer raça, cor, nacionalidade, cultura e posição social, pois todos somos filhos do mesmo Pai, irmãos e irmãs.
Deus ama a todos sem discriminação.
Os magos eram pagãos, comerciantes e astrólogos. Eles olhavam para o céu, pois acreditavam que Deus escreve nas estrelas destino dos homens. No céu eles buscavam ler a vontade de Deus.
Os magos representam todos os povos que buscam a Deus.
Os magos deixaram suas famílias, seus filhos, seus negócios e partiram na direção apontada pela nova estrela em busca do rei de Israel, do messias prometido. Chegaram a Belém e o encontraram.
Feliz daquele que encontra Jesus com sua mãe para ajoelhar-se como fizeram os magos. Queira Deus que eu também seja um deles.
No mundo de hoje há muitas religiões: católica, muçulmana protestante… Esta vive se dividindo em milhares de religiões ‘evangélicas’.
Cada um escolhe a religião que quer conforme seus interesses.
Qualquer religião ensina o bem e conduz à salvação. Por isso, alguns dizem que elas são todas iguais, mas não são. Todas são boas, mas não iguais, pois há religiões fundadas por homens ou mulheres e não por Deus.
A religião católica é a única fundada pelo filho de Deus sobre os Apóstolos, a quem deu o poder de dirigi-la.
As outras foram fundadas por homens ou mulheres, às vezes revoltados, outras vezes por negócio para ganhar dinheiro.
É preciso abrir bem os olhos, aguçar a inteligência e ver se vale a pena trocar a religião católica fundada por Jesus Cristo por outra.
Mesmo assim, quem pratica a sua religião, embora seja obra de homens, se salva, pois Deus olha o coração e as boas obras que pratica.
Jesus queria que no mundo houvesse um só rebanho e um só pastor. Cristo deve sentir certa decepção ao ver a proliferação de tantas religiões segundo os interesses e os caprichos humanos.
É mil vezes melhor a pessoa que pratica uma religião, do que um batizado na melhor religião do mundo, mas que não a pratica.
A falta da prática religiosa é a causa principal de tanta maldade, crimes, lágrimas e sofrimentos que existem no mundo de hoje.
Infelizmente a maioria dos católicos vive na ignorância religiosa: poucos estudam e praticam o Evangelho, e menos ainda vão à Igreja. Por isso, mesmo batizados, muitos andam nas trevas e praticam o mal.
Poucos fiéis leigos assumem a missão de serem testemunhas e anunciadores do caminho da salvação de Jesus Cristo.
Os magos, guiados pela estrela, deixaram tudo e foram procurar Cristo. Eis as três estrelas que nos guiam pelos caminhos de Deus rumo à salvação: o Evangelho, as Celebrações na Comunidade e os Sacramentos.



