22 – O amor deve ser concreto

Por Pe. Antônio Mattiuz, csj

22O amor deve ser concreto

Vejamos algo da 1ª Carta de João capítulos 2, 3 e 4.

Jesus foi Interrogado sobre qual é o maior mandamento de Deus; ele respondeu que é amar a Deus e amar o próximo – Mt 22, 34-40.

Quem ama cumpre a Lei, mas quem não ama, não é de Deus.

Muitos falam de amor, mas poucos amam de fato, pois confundem amar com sentimentos, com sexo, com emoções. Amar não é nada disto.

Amar é promover o bem do próximo e fazer a ele o que gostaria que fizessem a mim, e não fazer o que não gostaria que fizessem a mim.

 Amar é pôr-se no lugar do outro, ajuda-lo e socorrê-lo.

Quem faz de si o centro de tudo é egoísta, não ama, não conhece o amor, e está longe de Deus, pois Deus é amor.

O amor de mãe é exemplo do amor verdadeiro. A mãe busca o bem do filhinho; gratuitamente faz tudo por ele: alimenta, cuida, veste, medica, dá banho, descobre suas necessidades e faz o possível para satisfazê-las.

Amar é agir como age a mãe com seu filhinho querido.

Todo o amor é gratuito.  Quem nada faz de graça, não ama.

Amar é querer o bem da pessoa, mesmo se custa sacrifícios.

Muitas pessoas não sabem amar de verdade.

Quem é dominado pelo egoísmo ainda não sabe amar. 

Egoísta é quem se põe como centro de tudo: pensa só em si e em tirar vantagens, não se importando com o mal-estar que causa a outrem.

O ladrão é extremamente egoísta não se importa com os sofrimentos que causa às suas vítimas.  O desonesto está muito longe do amor.

O amor não é sentimento, mas é ação de buscar o bem do outro.

O verdadeiro amor nasce da vontade e da decisão de amar.

Há mil formas de amar. Jesus nos amou dando-nos a sua vida e derramando o seu sangue por nós. Os pais amam sustentando o filho e promovendo o seu bem. Os professores amam ensinando e educam o aluno para se integrar bem na sociedade. O catequista ama educando a fé dos catequizandos para saberem amar e viver como filhos de Deus.

O amor pode ser feito de grandes ou de pequenos gestos de respeito e delicadeza.  Quem não viu gente andando na rua como um tanque de guerra, sem se importar com quem vem aí?  Quem não viu gente violando as leis, não dando lugar a idosos e deficientes no ônibus?

Toda a falta de respeito é sempre, orgulho, egoísmo e falta de amor. 

Deus é amor e só está com Deus quem ama o próximo – 1Jo 4, 7-8.

O Apóstolo João em 1Jo 2, 9-11 diz: “Não amemos só em palavras e com a língua, mas com obras reais e concretas”1Jo 3,18.

Na última Ceia Jesus disse a seus discípulos: “Isto eu vos mando: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” – Jo 13, 34-35.

Compartilhe essa Notícia

Leia também