
Por Padre Helio Fronczack
Que alegria contemplar o cartaz do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de 2025, com a bela imagem da Rainha da Amazônia e o lema para este ano: “MARIA, MÃE E RAINHA DE TODA A CRIAÇÃO”.
Este lema nos convida a reconhecer a Virgem Maria não apenas como nossa Mãe celestial, que nos acolhe e intercede por nós com amor filial, mas também como a Rainha que preside sobre toda a obra divina, desde o universo vasto até a menor das criaturas. Isso ressalta sua dignidade incomparável no plano de Deus e sua íntima ligação com a natureza e com todos os seres, fazendo-a, verdadeiramente, a protetora da Amazônia e de tudo o que nela habita, sobretudo nós, homens e mulheres.
Para vivermos este Círio com alegria e profunda devoção filial somos chamados a contemplar a maternidade divina e o amor incondicional de Maria por cada um de nós e também precisamos reconhecer sua realeza universal, entendendo que sua intercessão alcança todos os cantos da criação, trazendo paz e esperança. É fundamental participar com o coração, pois mais do que a presença física, é a presença do espírito em oração e gratidão que engrandece a festa do Círio. Da mesma forma, somos convidados a praticar a solidariedade, seguindo o exemplo de Maria, que sempre esteve atenta às necessidades dos outros, especialmente os mais vulneráveis. Além disso, ao reconhecê-la como “Rainha de toda a criação”, somos chamados a ser guardiães do meio ambiente, cuidando da nossa querida Amazônia.
Desde longa tradição, o Círio é uma grande celebração familiar; portanto, devemos vivê-lo em família, renovando os laços de amor e fé em nossos lares, tendo Maria, a Mãe de Jesus, como nosso modelo. Que este Círio de 2025 seja um tempo de profunda renovação espiritual e de manifestação de um amor sincero à nossa Mãe e Rainha.
A você que lê esta mensagem, aos seus familiares e amigos, de coração, lhes desejo: “FELIZ CÍRIO!”.