Animada pelo tema “Com Maria a caminho de Belém”, a Catedral Metropolitana começa domingo, 27, a festividade em homenagem a Santa Maria de Belém, Padroeira da Arquidiocese de Belém e também da capital paraense. A programação estende-se até o dia 3 de setembro sob a direção espiritual de Monsenhor Agostinho Cruz, o Cura da Sé. Dia 1º de setembro, a festa destaca o Dia da Padroeira.
Homenagear a Padroeira da Arquidiocese de Belém requer uma programação especial, preparada bem antes pela Catedral. Neste ano, começou pelo lançamento do cartaz oficial a 21 de maio, na celebração da Ascensão do Senhor.
PEREGRINAÇÃO – Dada a largada dos preparativos, tudo se encaminhou para a peregrinação com a imagem de Santa Maria, incluindo visitação a instituições como a realizada dia 21 de junho ao hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará, momento conduzido por missionários e por Dom Paulo Andreolli, um dos bispos auxiliares da Arquidiocese de Belém.
A fase de peregrinação já às proximidades da festividade foi aberta dia 9 de agosto, levando a imagem de Santa Maria em visitação às famílias do entorno da Catedral e de suas comunidades e ainda a instituições e estabelecimentos comerciais da capital, a exemplo da passagem por um dos shopping centers da capital no dia 12 de agosto. Dia 21 passado, foi celebrado o encerramento das visitas às famílias de Santa Maria de Belém com celebração na Sé Catedral.
“Caros amigos, paroquianos de nossa Catedral Metropolitana de Belém e todos os fiéis de nossa Arquidiocese de Belém, eis que se aproxima a festividade da Padroeira da Cidade e de nossa arquidiocese. Aprender a percorrer com a Virgem Maria aquele grande mistério da Encarnação do Verbo, que se fez carne e habitou entre nós. Que você possa animar seu coração e participar bem conosco. “Com Maria a caminho de Belém” (o tema) é uma proposta de evangelização, e você é convidado a viver a festividade e também a evangelizar conosco”, convida o Cura da Sé, Monsenhor Agostinho.
Segue refletindo Mons. Agostinho sobre o sentido da evangelização, considerando o tema deste ano. “Em Belem, Maria dá à luz o Filho de Deus feito homem, estreita-O em seu colo, amamenta e apresenta-O aos pastores na noite de natal, aos magos desejosos de conhecer a Luz verdadeira, a Luz das nações. Em Belém, Maria abre as portas da fé para que os homens encontrem a Cristo”.
O Cura da Sé conclui: “O caminho de Belém deve ser percorrido por todos que desejam conhecer Jesus, por isso, a melhor e mais segura maneira para encontrá-lo é pelas mãos de Maria, recebendo Dela a vida que nos dá a vida! Maria educa na fé, é a porta aberta do céu para que Deus viesse até os homens, e para que os homens pudessem chegar a Deus”.
Começando a festa – Concluída a peregrinação, uma momento especial aconteceu dia 22. A imagem de Santa Maria de Belém foi entronizada em lugar de destaque no altar durante a visita à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, houve Missa às 18h, presidida por Mons. Agostinho e transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão.
Os primeiros momentos da festividade destacam o sábado, 26, com a peregrinação do Santuário de São João Batista. Missa Solene às 19h marca a abertura oficial, presidida por Dom Paulo Andreolli, um dos bispos auxiliares da Arquidiocese de Belém. O arraial abre com o Noitário das Equipes de Coordenação da festividade auxiliando a Noite Abaetetubense, animada por Jorginho Gomes.
Domingo, 27, a programação começa com a Missa das 7h, celebrada pelo Vigário Paroquial da Catedral, padre Red. Às 9h, a Santa Missa terá a presidência do cônego Roberto Cavalli, Reitor doSeminário Maior São Pio X.
À tarde será a peregrinação do Santuário Santa Rita de Cássia, às 17h, com Missa presidida pelo pároco, padre Lindomar Pinheiro. Esta parte da programação celebra o Noitário das Madrinhas e Padrinhos das Flores de Santa Maria de Belém, seguida dos Louvores a Maria às 18h30.
A peregrinação do Santuário Nossa Senhora de Nazaré marca a programação do Noitário do Ministério da Família (Pastoral Familiar,Pastoral do Batismo, Pastoral Vocacional, ECC). Haverá Missa Solene sob a presidência do padre Francisco Assis M. Oliveira, Reitor do Santuário. A Noite Portuguesa com o cantor Markinho Duran encerrra a programação dominical.
A extensa programação continua de segunda-feira, 28 de agosto, a 3 de setembro. Prestigie!
Pedal da Padroeira
Aconteceu na manhã de domingo, 20, a 3ª edição do Pedal da Padroeira.Uma festiva pedalada realizada com a disposição dos participantes que demonstraram sua fé e conifiança na intercessão de Santa Maria de Belém. O pedal tradicionalmente já prepara os fiíes com animada expecativa na semana que antecede a Festa em honra da Padroeira.