Comissão de Justiça e Paz realiza seminário de direitos humanos

 
A Comissão Justiça e Paz do Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará nos dias 15 e 16, em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (COETRAP), o Seminário de Direitos Humanos – contra a Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas. O evento, que está com as inscrições abertas,  acontece no auditório do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará.
O objetivo do seminário é provocar e reforçar a discussão junto à sociedade civil organizada e instituições governamentais frente ao tráfico humano e à exploração sexual. “Nós temos consciência de que o tráfico de pessoas é um tema bastante invisível, pouco debatido, o movimento de redes criminosas é bastante denso”, afirma a coordenadora da Comissão Justiça e Paz, Irmã Henriqueta Cavalcante.
 
“Nós queremos que esse seminário venha contribuir para a formação e a informação das pessoas, para que, conhecendo a problemática, elas também se tornem protagonistas no enfrentamento desse crime que hoje vem maltratando tantas vidas inocentes de crianças e adolescentes, como também de mulheres e homens, que também são traficados para fins de exploração sexual tanto a nível interestadual como internacional”, explica a coordenadora.
 
A programação inicia-se com a acolhida do bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luís Azcona, segue com palestra sobre Direitos Humanos e continua com palestras e oficinas sobre as temáticas centrais, enfatizando a identificação, acolhimento e atendimento. O seminário elucidará também sobre a rede de proteção, instrumentos jurídicos e a questão das mídias e tecnologias para o combate à exploração sexual e tráfico de pessoas. 
 
Ao final do segundo dia, será elaborada uma carta com pedido de providências, assinada por todos os presentes. “É um movimento muito grande dessa rede de exploração sexual, principalmente em alguns municípios do Marajó. Atualmente, algumas das nossas grandes lutas estão na região entre Breves e Melgaço, devido ao fluxo de embarcações que passam pelo rio Tajapuru. Hoje a gente tem conhecimento suficiente de que o movimento de crianças e adolescentes nas embarcações é grande e é sim para serem exploradas sexualmente”, denuncia Irmã Henriqueta. 
 
Inscrições
 
As inscrições são gratuitas, mas os participantes podem doar livros didáticos para o programa “leitura para a liberdade”, coordenado pelo Juiz Cláudio Rendeiro, que visa equipar as bibliotecas nos presídios estaduais do Pará. As inscrições podem ser feitas pelo link online disponibilizado no site da Regional Norte II: www.cnbbn2.com.br.
 
Justiça e Paz 

A Comissão Justiça e Paz (CJP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Norte II tem o desafio de implementar projetos para contribuir com a erradicação dos abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes, tráfico de pessoas e o desarmamento em todo o Estado do Pará.
 
Estão, entre as atividades da CJP, contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa humana como parte da missão da Igreja, segundo as orientações do Magistério eclesiástico, especialmente dos documentos conciliares e pontifícios, promover a justiça na sua dimensão tanto individual como social, procurando interpretar “os sinais dos tempos” segundo a Constituição Pastoral Gaudium et Spes, promover a paz de acordo com o espírito das bem-aventuranças, além de estimular o exercício da cidadania e da democracia nas dimensões política, civil (promoção dos direitos humanos), econômica, social e cultural.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também