Comunidade festeja Nossa Senhora das Candeias

 
“Por meio de Maria nos veio a luz da vida” é o tema da festividade da comunidade Nossa Senhora das Candeias, pertencente à Paróquia de São Geraldo Magela. A festividade vai  de 2 a 6 de fevereiro.  A comunidade localiza-se à Rua Carlos Drummond de Andrade, entre as avenidas Pedro Álvares Cabral e Julio Cesar.
 
Na quinta-feira, 2, Dia da Solenidade, acontece a abertura dos festejos dedicados a Nossa Senhora das Candeias, conhecida também como Nossa Senhora da Luz. Pela manhã, às 6h30, reza do Terço da Esperança e à tarde, às 18h30, procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora das Candeias, com saída da Comunidade Santos Inocentes, localizada no Canal Água Cristal, próximo à Julio Cesar. A procissão segue por algumas ruas do bairro da Marambaia em direção à comunidade que tem seu nome. À chegada, Missa presidida pelo Cônego Ronaldo Menezes.
 
No período da festividade, toda manhã, às 06h30, terço da esperança e, às 19h30, Missa, presidida cada noite por um padre convidado. À programação religiosa segue-se a cultural, com vendas de comidas típicas, sorteio de prêmios e atrações culturais.
 
No encerramento, 6, haverá Missa, às 19h30, em memória de Dom Vicente Joaquim Zico,  que, já  emérito, em 2014  celebrou Missa aos domingos  na comunidade  e realizou batizados,  levando-a, por isso a ser-lhe imensamente grata e estar sempre lembrada de sua abençoada presença. 
 
Devoção
 
A devoção à Senhora das Candeias deve sua origem  à festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, 40 dias após o seu nascimento, celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro. De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo até 40 dias após o parto. Nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de oferecer seu sacrifício, um cordeiro e duas pombas ou duas rolas, e assim purificar-se.
 
Dessa forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que lhe traziam, assim falou: “Agora, Senhor, deixa partir o teu servo em paz, conforme a tua Palavra. Pois os meus olhos viram a tua salvação que preparaste diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, teu povo” (Lucas, 2,29-33).
 
Com base na festa da Apresentação de Jesus / Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação, também conhecida como de Nossa Senhora das Candeias,  geralmente celebrada com uma procissão luminosa, para relembrar o fato.
 
 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também