Comunidade Kerygma pede doações para construção de igreja no Baixo Acará

Foto: Divulgação.

A Comunidade Kerygma, presente em Belém desde 1999, está com campanha de colaboração coletiva na internet para arrecadação de recursos financeiros como objetivo de construir a Igreja de Nossa Senhora do Calvário, no km 27 da Alça Viária, na região do Baixo Acará. A primeira etapa da construção do templo consta de limpeza do espaço e das instalações elétricas.

A Comunidade é composta por leigos consagrados de Direito Diocesano, fundada no ano de 1999 em Aparecida, no Estado de São Paulo. Com o carisma: “Anunciar Jesus no Amor e na força do Espírito Santo”, a comunidade mantém um trabalho em suas quatro casas de missões: uma em Belém, capital paraense, e nos municípios de Tailândia e Conceição do Araguaia (PA) e uma na região do Baixo Acará.

Nesta última, como dito anteriormente, a comunidade mantém campanha para construir o templo que manterá a devoção a Nossa Senhora do Calvário. A nova igreja terá capacidade para 600 pessoas e irá atender as 34 comunidades que fazem parte da região, ligada à Diocese de Abaetetuba.

Segundo Gerson Pojo, fundador da Comunidade Kerygma, a casa mantida no km 27 da Alça Viária há três anos, estava sendo usada como moradia de quatro pessoas que auxiliavam o pároco mais próximo. A nova capela, de acordo com Pojo, será uma referência para todas as outras comunidades:

“Nossa ideia é que a Igreja de Nossa Senhora do Calvário sirva como um centro para todas as pessoas que moram aqui. Teremos celebrações, espiritualidades e eventos que contribuirão com a evangelização. A estrutura irá englobar auditório, capela, salas e banheiros.” O coordenador explica que a iniciativa foi corroborada pelo pedido de Dom José Maria Chaves dos Reis, bispo titular da Diocese de Abaetetuba.

Após o mapeamento da área total do terreno, cerca de 800 m², foi que se iniciou a primeira etapa de construção, que consta de limpeza do espaço, iluminação com fiação elétrica e instalação de postes, estimados em R$ 10 mil reais. A partir daí, a comunidade organizou várias frentes para arrecadar os fundos necessários, entre elas a campanha virtual no site vakinha.com.br.

“Fizemos uma festa junina no dia de São Pedro, feijoada, maniçoba, tudo que a Igreja faz para adquirir o mínimo de fundo para começar um trabalho. Com isso nós chegamos a quase 80% do valor da vaquinha, cerca de 8 mil já e agora em agosto temos previsão de iniciar esta primeira etapa”. Todo o valor arrecadado será utilizado para a aquisição de materiais para iluminação da área (postes, fios), compra de materiais para limpeza do terreno (ferramentas, aluguel de maquinário) e contratação de mão de obra qualificada.

Doações

As doações no site (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/487520) podem ser feitas no boleto a ser pago em qualquer banco e também no cartão de crédito. Ao acessar o site, o doador deve informar alguns dados específicos e, em seguida, informar a forma de contribuição, se por boleto bancário ou cartão de crédito. Informações: (91) 98156-1222.

Comunidade

A Comunidade Católica Kerygma foi fundada por Gerson Pojo na capital paraense em 1999 e tem como carisma anunciar o Evangelho no amor e na força do Espírito Santo. No Estado do Pará existem quatro casas de missão, sendo uma em Belém, ao lado da matriz da Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro da Condor. Outras casas estão localizadas nos municípios de Conceição do Araguaia, Tailândia e no Baixo Acará, onde funciona a Casa Mãe, ou seja, sede da Comunidade que integra as Novas Comunidades. A palavra Kerigma é de origem grega e foi utilizada no Novo Testamento com o significado de mensagem, anunciação, proclamação.